Responsável pela criação de novelas clássicas da TV brasileira como “Dancin’ Days” (1978), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003), e criador de vilões inesquecíveis, morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos, no Rio de Janeiro, o autor de telenovelas Gilberto Braga. Considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Gilberto Braga cursou a faculdade de Letras, depois foi professor de francês na Aliança Francesa e em seguida ingressou no jornal O Globo como crítico de teatro e cinema. Estreou como autor televisivo em 1973, quando assinou dois episódios de Caso Especial: As Praias Desertas e Feliz na Ilusão, na mesma época em que atuou pela primeira vez como novelista. Em homenagem a carreira e avida do autor, preparamos uma lista com 10 minisséries e telenovelas de sucesso, assinadas por Gilberto Braga.
10. Escrava Isaura (1976)
O primeiro sucesso de Gilberto na teledramaturgia foi uma adaptação para a TV do romance de Bernardo Guimarães, “Escrava Isaura”. Lucélia Santos era a protagonista e vivia a escrava que dava nome à obra. A trama retrata o abolicionismo no Brasil tendo como fio condutor a paixão de um senhor por Isaura, uma escrava branca que enfrenta preconceitos e luta pela liberdade e por seu grande amor.
9. Dancin’ Days (1978)
Em 1978, Braga estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: “Dancin’ Days”. A trama trazia Sônia Braga e Gloria Pires como mãe e filha. A novela é uma crônica de costumes urbana centrada na rivalidade entre duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos e a socialite Yolanda Pratini.
8. Anos Dourados (1986)
A minissérie ambientada nos anos 50, a trama contava a história dos jovens da época com foco no romance de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo).
7. Vale Tudo (1988)
Quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall)? O assassinato da milionária mobilizou o país. A novela trouxe à tona a discussão sobre honestidade e desonestidade por meio do antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) e a alpinista social Maria de Fátima (Gloria Pires).
6. O primo Basílio (1988)
Adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, a minissérie “O Primo Basílio” se passa em Lisboa, no final do século XIX, e conta a história do envolvimento amoroso entre dois primos.
5. O Dono do Mundo (1991)
Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido.
4. Anos Rebeldes (1992)
A história tem como pano de fundo o Rio de Janeiro no conturbado período de 1964 a 1979. O elenco conta com Malu Mader, Claudia Abreu e Cássio Gabus Mendes nos papeis principais. Durante a ditadura militar brasileira, Maria Lúcia, avessa à militância política, se apaixona por João Alfredo, jovem que se sensibiliza com as questões sociais e que atua no movimento estudantil.
3. Paraíso Tropical (2007)