10 novelas escritas por Gilberto Braga

Confira a lista com alguns dos maiores sucessos escritos pelo autor Gilberto Braga transmitidos na televisão brasileira

Responsável pela criação de novelas clássicas da TV brasileira como “Dancin’ Days” (1978), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003), e criador de vilões inesquecíveis, morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos, no Rio de Janeiro, o autor de telenovelas Gilberto Braga. Considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Gilberto Braga cursou a faculdade de Letras, depois foi professor de francês na Aliança Francesa e em seguida ingressou no jornal O Globo como crítico de teatro e cinema. Estreou como autor televisivo em 1973, quando assinou dois episódios de Caso Especial: As Praias Desertas e Feliz na Ilusão, na mesma época em que atuou pela primeira vez como novelista. Em homenagem a carreira e avida do autor, preparamos uma lista com 10 minisséries e telenovelas de sucesso, assinadas por Gilberto Braga.

10. Escrava Isaura (1976)

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Com 'Escrava Isaura', Gilberto Braga levou as novelas brasileiras para o mundo - 26/10/2021 - Televisão - F5

O primeiro sucesso de Gilberto na teledramaturgia foi uma adaptação para a TV do romance de Bernardo Guimarães, “Escrava Isaura”. Lucélia Santos era a protagonista e vivia a escrava que dava nome à obra. A trama retrata o abolicionismo no Brasil tendo como fio condutor a paixão de um senhor por Isaura, uma escrava branca que enfrenta preconceitos e luta pela liberdade e por seu grande amor.

9. Dancin’ Days (1978)

Durante Regime Militar, o povo abria asas com Dancin'Days, mas só na ficção - Blog do Nilson Xavier - UOL

Em 1978, Braga estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: “Dancin’ Days”. A trama trazia Sônia Braga e Gloria Pires como mãe e filha. A novela é uma crônica de costumes urbana centrada na rivalidade entre duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos e a socialite Yolanda Pratini.

8. Anos Dourados (1986)

Minissérie Anos Dourados será reprisada no Canal Viva; confira curiosidades dos bastidores

A minissérie ambientada nos anos 50, a trama contava a história dos jovens da época com foco no romance de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo).

7. Vale Tudo (1988)

Vale Tudo! Há 30 anos, novela parava o Brasil - Almanaque - Hoje em Dia

Quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall)? O assassinato da milionária mobilizou o país. A novela trouxe à tona a discussão sobre honestidade e desonestidade por meio do antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) e a alpinista social Maria de Fátima (Gloria Pires).

6. O primo Basílio (1988)

O Primo Basílio estreava há 29 anos

Adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, a minissérie “O Primo Basílio” se passa em Lisboa, no final do século XIX, e conta a história do envolvimento amoroso entre dois primos.

5. O Dono do Mundo (1991)

Os erros que fizeram O Dono do Mundo ser rejeitada pelo público há 30 anos - TV História

Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido.

4. Anos Rebeldes (1992)

Anos Rebeldes – Memória

A história tem como pano de fundo o Rio de Janeiro no conturbado período de 1964 a 1979. O elenco conta com Malu Mader, Claudia Abreu e Cássio Gabus Mendes nos papeis principais. Durante a ditadura militar brasileira, Maria Lúcia, avessa à militância política, se apaixona por João Alfredo, jovem que se sensibiliza com as questões sociais e que atua no movimento estudantil.

3. Paraíso Tropical (2007)

Em que ano passou a novela Paraíso Tropical? Relembre a trama – DCI

A novela conta com Alessandra Negrini vivendo as gêmeas Paula e Taís, Wagner Moura como o empresário ambicioso Olavo e Fabio Assunção como o íntegro Daniel. O casal formado por Olavo e a prostituta Bebel (Camila Pitanga) foi o grande destaque da trama.
2. Insensato Coração (2011)
Em "Insensato Coração", Raul conta para Marina que Léo matou Luciana - 02/06/2011 - Insensato Coração
Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) se conhecem no sequestro de um avião em que estavam viajando. Enquanto tentavam salvar suas vidas, os dois se unem e daí nasce uma grande paixão, que é a porta de entrada para a trama. Para que os dois possam avançar no relacionamento eles precisam enfrentar alguns obstáculos, como as armações do irmão de Pedro, Léo (Gabriel Braga Nunes), que sentia inveja do irmão por achar que ele era o preferido do pai, um sentimento que trazia desde sua infância, e com a namorada de Pedro, Luciana (Fernanda Machado), com quem estava de casamento marcado.
1. Babilônia (2015)
Doeu no bolso: 5 novelas que desfalcaram o cofre da Globo
Três mulheres de personalidades diferentes, Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) têm o mesmo ímpeto de conseguir o que querem. Beatriz tem sede de poder e usa a sensualidade para conseguir o que quer. Inês é frustrada e obcecada por Beatriz, sua amiga de infância. Já Regina é simples, mas quer vencer na vida. Um crime entrelaça a vida das três mulheres.
Tags: