10 obras modernistas Brasileiras

Por Lígia Saba

O Modernismo no Brasil foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. Foi desencadeado a partir da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas na Europa no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Essas tendências baseavam-se em vanguardas europeias, e a principais delas foram o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Expressionismo e o Surrealismo. Para conhecer melhor o período modernista no Brasil, preparamos uma lista com 10 das principais obras e artistas que marcaram o movimento no país.

10. O homem amarelo 

A obra é uma das mais famosas da artista brasileira Anita Malfatti e foi realizada entre os anos de 1915 e 1916. O quadro foi parte integrante da Exposição de 1917 e da Semana de Arte Moderna de 1922

9. Samba 

A tela do artista modernista Di Cavalcanti foi pintada em 1925 com a técnica de óleo sobre tela e revela a ousadia do pintor na opção temática para a representação da cultura popular.

8. Bananal 

A obra é do artista Lasar Segall e foi feita com óleo sobre tela em 1927. Atualmente faz parte do acervo da Pinacoteca do estado de São Paulo.

7. Mestiço 

O artista Candido Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a enormes murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. “Mestiço” é o quadro mais famoso do pintor, feito em 1934.  O exagero das formas tem o objetivo de destacar a importância do trabalhador brasileiro.

6. O lavrador de café

Também do artista Candido Portinari, a obra foi pintada em 1934 e atualmente pertence ao acervo do Museu da Arte de São Paulo (MASP).

5. O japonês 

A obra foi pintada pela artista Anita Malfatti em 1915 com a técnica óleo sobre tela, e atualmente está situada no acervo da Coleção Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

4. Retrato de Rui Ribeiro Couto

A obra de Vicente do Rego Monteiro foi pintada em 1920 e atualmente faz parte do acervo da Coleção Gilberto Chateaubriand – MAM RJ.

3. Morro da favela 

A obra foi pintada por Tarsila Do Amaral, considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, em 1924 e  pertence ao período Pau-Brasil.

2. Operários 

Pintado em 1933 por Tarsila do Amaral, a obra representa o processo de industrialização do estado de São Paulo e a variedade étnica dos trabalhadores do estado.

1. Abaporu 

Pintura a óleo realizada também pela artista Tarsila do Amaral em 1928. É uma das principais obras do período antropofágico do movimento modernista no Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp