Por Lígia Saba
O folclore brasileiro é uma das representações da cultura popular brasileira, reforçando e ajudando a construir a identidade social da comunidade por meio de suas criações culturais, coletivas ou individuais. As lendas folclóricas representam o conjunto de estórias e contos narrados pelo povo, e que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. Para conhecer um pouco mais sobre essa tão importante manifestações da cultura popular brasileira, preparamos umas lista com 10 dos principais personagens que compões as lendas folclóricas do país.
10. Saci – Pererê
O Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas, tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território nacional. É representado por um menino negro que possui uma perna só, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Muito brincalhão e travesso, o Saci surge com um redemoinho e gosta de assustar e pregar peças nas pessoas.
9. Curupira
Personagem travesso do folclore brasileiro, o Curupira é a representação de um menino com cabelos vermelhos e pés virados para trás. A origem do nome é tupi-guarani e significa “corpo de menino”. Protetor da fauna e da flora, o Curupira assobia e deixa pegadas com seus pés virados, com objetivo de enganar os exploradores e destruidores da natureza.
8. Mula sem Cabeça
A lenda da mula sem cabeça tem várias variações dependendo da região brasileira em que é contada, mas na maioria dos contos, trata-se de uma mulher que foi amaldiçoada por ter se envolvido com um padre, tendo sido condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que solta fogo pelas ventanas, e galopa pelos campos desde o por do sol de quinta-feira até o nascer do sol de sexta-feira.
7. Lobisomem
A lenda do Lobisomem tem origem europeia e retrata um monstro violento com formas humanas e de lobo, que se alimenta de sangue. No Brasil, credita-se que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem. Em algumas versões, a lenda apresenta outras características, como a manifestação do Lobisomem em crianças não batizadas. A transformação do homem em Lobisomem ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia-noite.
6. Boitatá
O Boitatá é uma lenda folclórica conhecida em outras regiões do Brasil pelos nomes Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão. Na língua indígena Tupi-Guarani significa “cobra de fogo”, e retrata um personagem folclórico representado por uma grande serpente de fogo que protege os animais e as matas. Originalmente foi encontrado descrito em um texto do século XVI do Jesuíta José de Anchieta. Sua narrativa sofreu muitas modificações ao longo do tempo, de modo que existem diversas versões conforme a região do país.
5. Boto cor-de-rosa
A lenda do Boto é originária da região amazônica sendo também conhecida pela denominação “boto cor-de-rosa” ou “Uauiará”. Diz a lenda que nas noites de Festas Juninas, o boto, animal dos rios da Amazônia, sai dos rios e transforma-se em um homem muito atraente. Seu objetivo é atrair e seduzir mulheres para levá-las ao fundo dos rios e reproduzir. Por este motivo, a cultura amazônica costuma afirmar que o boto é o pai de todas as crianças de origem desconhecida.
4. Cuca
De origem portuguesa, a lenda da Cuca está associada muitas vezes com o “bicho papão”. Ela é uma personagem muito temida pelas crianças, representada por uma velha feia e malvada com aparência semelhante a de um jacaré. Sua personagem está associada com o rapto de crianças desobedientes e que se recusam a dormir. Por isso, a tradicional cantiga de ninar crianças diz: “Nana neném que a Cuca vem pegar”.
3. Iara
Conhecida como Iara ou Uiara, a lenda da mãe d’água é de origem tupi, seu nome significa “Senhora das Águas”. Esta personagem é representada por uma sereia belíssima que atrai os pescadores com suas doces canções a fim de matá-los. Antes de ser uma sereia, Iara era uma índia bela e inteligente que despertava muita inveja, inclusive de seus irmãos. Assim, para acabarem com o problema, os irmãos resolvem matá-la. No entanto, é ela que os mata, e como punição, Iara é lançada no encontro do Rio negro e Solimões e, a partir daí, torna-se uma sereia com objetivo de atrair os homens para o fundo do rio.
2. Negrinho do Pastoreio
O Negrinho do Pastoreio é uma lenda afro-cristã muito contada no final do século XIX pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão, sendo muito popular na região Sul do Brasil. Narra a história de um menino escravo que tinha um patrão maldoso. Quando foi pastorear os cavalos, acabou por perder um cavalo baio. Depois de ter sido violentamente agredido pelo fazendeiro e jogado em formigueiro, o Negrinho do pastoreio aparece sem marcas no corpo, ao lado da Virgem Maria e montado no cavalo baio. Muitas vezes as pessoas que perderam algum objeto acendem uma vela e pedem para o Negrinho os ajudar a encontrar.
1. Corpo-seco
A lenda do corpo-seco é umas das narrativas mais sombrias dentre as demais lendas do folclore brasileiro. O personagem é descrito como um cadáver ressequido que é expulso da terra como punição por seus pecados excepcionalmente graves, sendo condenado a viver como uma alma penada no cemitério.