10 plantas que ajudam a purificar o ar

Usar plantas na decoração é uma tendência cada dia mais comum no mundo todo. Cada vez mais presentes nos lares, seja nas hortas ou internamente, as plantas ajudam a purificar o ar da casa e beneficiam a saúde mental de quem as cultiva, além de embelezar os ambientes. Em uma pesquisa realizada pela Nasa, a agência espacial norte-americana indicou algumas espécies de plantas que conseguem absorver toxinas em ambientes fechados e, assim, ajudam a melhorar a qualidade do ar. Confira abaixo uma lista com 10 dessas espécies de plantas.

10. Lírio da paz

Conhecido pelo nome comum de lírio-da-paz, trata-se de uma planta da família Araceae, muito conhecida pelo uso de suas flores para decoração.  A espécie precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem, porém não é recomendado deixa-la em locais com muita corrente de ar e com temperaturas muito baixas. Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo diversos poluentes e até mesmo a fumaça de cigarro.

9. Antúrio

O antúrio é uma planta baixa, atingindo de 30 cm até 1 m de altura. Suas folhas longas e com um verde intenso caem muito bem em arranjos ornamentais e, apesar de ser mais conhecido na cor vermelha, pode vir em tons de rosa, laranja, branco e até mesmo preto. Capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza, é uma boa alternativa para colocar em banheiros.

8. Hera inglesa

A hera inglesa foi listada pelos cientistas da NASA como a melhor planta filtradora de ar. É muito boa em absorver toxinas e multiplica-se facilmente por estacas (pedaços de ramos), preparadas em qualquer época do ano. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim e para revestimento de muros e paredes, bem como para forração em canteiros a pleno sol ou meia-sombra.

7. Espada de São Jorge

Outra planta que ajuda a purificar o ar da casa é a espada de São Jorge, que, além de liberar oxigênio durante a noite, absorve substâncias tóxicas como benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno. Muito usada para fins decorativos, a planta é originária da África e suporta temperaturas extremas, altas ou baixas.

6. Clorofito

Clorofito (Chlorophytum comosum) é uma planta ornamental conhecida no Brasil também com os nomes de paulistinha e gravatinha. Além de ser uma planta ornamental muito bonita, ela também é muito útil pois purifica o ar em casa, eliminando substâncias nocivas do ambiente.

5. Jiboia

A jiboia é uma planta bastante resistente, não precisa de muitos cuidados e requer pouca rega, apenas quando a terra está seca. Além de ser fácil de cuidar, ela é ótima para absorver formaldeído e xileno. A jiboia também filtra o benzeno, que é liberado por produtos de limpeza, por exemplo. Assim, é uma boa dica para quem tem alergia a essas substâncias.

4. Crisântemo 

O Crisântemo é uma planta tradicional asiática. O nome Crisântemo tem origem grega e significa “flor de ouro”. Esta planta vem sendo cultivada há mais de 2.500 anos na China, estando entre as plantas nobres da China, as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea.

3. Babosa

A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloé vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim, que pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde do cabelo ou da pele. Ajuda a limpar o ar e facilita a identificarmos quando o ar está poluído, pois alguns pontinhos marrons aparecem nas folhas.

2. Palmeira-ráfis

Rhapis excelsa é uma espécie botânica pertencente à família Arecaceae. É popularmente conhecida pelo nome de palmeira-ráfis ou palmeira-dama e é originária da China. É muito usada para decoração de interiores, mas no Brasil também é amplamente usada em jardins. Sua ação purificante ajuda a eliminar contaminantes como formaldeído, xileno e amoníaco.

1. Gérbera 

Com cerca de duas dezenas de tonalidades, que vão do branco ao vermelho, a gérbera é uma flor ideal para embelezar ambientes com cores intensas e vibrantes. Muito popular, a gérbera é uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada, seja em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Ótima opção para deixar na lavanderia ou no quarto, pois é muito boa para remover tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp