Por Lígia Saba
O turismo religioso é uma das modalidades mais difundidas, milhões de pessoas de todo o mundo viajam todos os ano até igrejas, templos e santuários em busca de enriquecimento cultural e espiritual. Enquanto cada religião possui suas datas sagradas, esses locais históricos são visitados a qualquer momento do ano por turistas que querem saber mais sobre arte, história e tradições culturais. Confira abaixo uma lista com 10 dos pontos turísticos sagrados, para diferentes religiões, mais visitados do mundo.
10. Ise Jingu, Ise, Japão
Quase todo o terreno deste santuário Shinto é uma floresta de ciprestes japoneses considerada divina. As árvores foram adoradas muito antes da construção do templo, no século 3. Três museus possuem dados sobre a história, agricultura e artes do local, considerado pelo governo japonês um Tesouro Nacional.
9. Templos Kiyomizu-dera, Kyoto
O Kiyomizu-dera, oficialmente Otowa-san Kiyomizu-dera é um templo budista independente no leste de Quioto. O templo é parte dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto e patrimônio mundial da UNESCO. Conhecido como “Templo das Águas Puras”, está situado ao lado da montanha Otowa, onde peregrinos buscam as águas sagradas da cachoeira para beber.
8. Santuário Tsurugaoka Hachimangu, Kanagawa, Japão
É o mais importante santuário xinto na cidade de Kamakura, em Kanagawa, no Japão. O santuário é o centro geográfico e cultural da cidade de Kamakura, que se desenvolveu em seu entorno. Nele realizam-se seus principais eventos culturais, sendo, também, sede de dois museus.
7. c, Chiba, Japão
A proximidade com o Aeroporto Internacional de Narita faz do Templo Budista Esotérico Shingon, fundado em 940, uma parada fácil para os turistas. Pagando uma taxa, videntes prometem revelar o futuro para os visitantes, que podem também aproveitar alguns dos rituais tradicionais que acontecem todos os dias para o deus do fogo, homenageado no templo.
6. Basílica de Sacré Coeur, Paris
A Basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. Druidas, gauleses e romanos que veneravam seus deuses, Mercúrio e Marte, escolheram esta colina estratégica para construir seus templos no século 19.
5. Catedral de Notre Dame, Paris
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. A atração mais visitada na França quase não tem espaços sem estátuas de santos e anjos, magníficos vitrais com histórias bíblicas ou símbolos geométricos representando o infinito e o finito. Tendo sido renovada diversas vezes desde a sua abertura, em 1345, a catedral é hoje um local de devoção e uma galeria de arte.
4. Templo Tirupati Tirumala Devasthanams, Andhra Pradesh, Índia
Uma corrente hindu chamada Vaishnavism, que enfatiza a igualdade e o amor, começou esta grandiosa construção, provavelmente há 1,2 mil ano. Lendas mencionam a área e muitos peregrinos e visitantes ainda aparecem para conhecer ou venerar muitos templos locais e estátuas.
3. Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México
A Antiga Basílica, finalizada em 1709, é contrastada pelo novo edifício, construído na década de 1970, e lembra uma arena de esportes. Na verdade, ela foi desenhada para abrigar 50 mil pessoas que chegam em massa para ver uma imagem da Virgem Maria que, diz a história, apareceu em um avental no século 16.
2. Templo Kashi Vishwanath, Varanai, Índia
O Templo Kashi Vishwanath é um dos mais famosos templos hindus dedicados ao Senhor Shiva. Ele está localizado na margem ocidental do rio sagrado Ganga e é um dos doze Jyotirlingas, ou Jyotirlingams, o mais sagrado dos Templos de Shiva.
1. Santuário Meiji e Templo Sensoji, Tóquio
Construído há 100 anos em homenagem ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shoken, o Santuário Meiji Shinto é cercado por uma floresta sagrada com mais de 100 mil árvores e um belo jardim. Erguido em 628, o Templo Sensoji, também em Tóquio, é dedicado a Bodhisattva Kannon, o Buda mais compassivo, e possui iluminação especial durante as noites.