10 pratos típicos da região sul do Brasil

Confira a lista com alguns dos temperos, alimentos e pratos típicos dos estados que compões a região sul do Brasil

A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país composta pelos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para quem visita a região são muitos os atrativos e pontos turísticos, incluindo construções históricas, praias e é claro a culinária! Famosa por seus deliciosos churrascos, chimarrão e vinho, a gastronomia sulista conquista os mais diferentes paladares e não deixa nada a desejar quando o assunto é tradição e personalidade. Influenciadas por países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha e Itália, as comidas gaúchas proporcionam experiências gastronômicas deliciosas e inesquecíveis. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 pratos típicos do sul brasileiro que vão te deixar com água na boca e com vontade de conhecer a região.

10. Espeto Corrido 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Open Food ou Espeto Corrido? Entenda a Diferença - Mein Haus

Para quem quer saborear pratos clássicos, o Espeto Corrido precisa estar no topo da sua lista. Com origem no Paraná, esse sistema de rodízio com diferentes tipos de carnes se popularizou mesmo no Rio Grande do Sul, onde tornou-se uma verdadeira tradição.

9. Arroz Carreteiro 

Almoço para toda a família: receita de arroz carreteiro de Balsa Nova |  Cozinha Paranaense | Gshow

Nascido nos Pampas gaúchos, o Arroz Carreteiro é um prato tradicional que se espalhou por todo o país, ganhando novas versões e diferentes temperos. Originalmente com arroz e carne seca, ou carne de charque, hoje é possível experimentar esse prato acompanhado com pimenta e vinagrete, o que gera uma combinação sensacional.

8. Matambre recheado 

Matambre recheado

Outro prato gaúcho e muito saboroso é o matambre recheado, que também é muito famoso na Argentina e no Uruguai. Desenvolvido com carne retirada de uma parte bem específica, entre a pela e a costela, o prato é recheado com cebola, queijo e linguiça e, depois, levado ao forno.

7. Costela assada 

Costela assada no forno

Essa comida tem diferentes formas de preparo dependendo da região. Há receitas que utilizam apenas o sal grosso como tempero, e também há preparos mais elaborados, como a costela gaúcha — que leva ingredientes como alho, cebola, pimenta do reino e baiana.

6. X-Gaúcho

Xis Gaúcho - Blog - Dipães

O X-Gaúcho é uma das comidas típicas da Região Sul, mas pode ser encontrado em outras regiões do país com nomes como X-Tchê. Independente de como for, é no sul do país que o gosto é insuperável. Isso porque o lanche é um pão prensado, cujo recheio normalmente inclui uma de suas três variações: picanha assada, hambúrguer e carne desfiada, ou carne de panela.

5. Pinhão 

Pinhão: como fazer e aproveitar os seus benefícios - Nutrição - Smart Fit  News

O pinhão é um dos queridinhos dos sulistas. Em quase todas as regiões do sul é possível encontrá-lo. E não é somente sua semente que cozinha, ele é utilizado para preparar diversos pratos, como a paçoca de pinhão. A receita é desenvolvida com carne, lombo de porco, salsichão, bacon e até carne bovina.

4. Polenta

Receita de Polenta Cremosa - Fácil - Confeiteira de Sucesso

Na lista de comida típica da região Sul, a polenta é um verdadeiro clássico gaúcho, consumida principalmente, durante o inverno. Feita à base de farinha de trigo, a polenta sulista possui várias versões, como frita e na chapa, mas a versão mais famosa, sem dúvida, é a receita em pasta. O prato é tão popular na região que em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, acontece o Polentaço, um evento que comemora a gastronomia trazida pelos colonizadores italianos.

3. Tainha na Taquara

A tainha na taquara da Ilha da Pintada – Sem Pressa de Voltar

Típica da região Sul, a tainha é um peixe encontrado geralmente em águas salgadas ou temperadas, apesar de haver variações em rios da mesma região. Nesta receita, a Tainha é preparada em um tipo de espeto feito de bambu, e colocado para assar como se fosse um churrasco.

2. Cuca 

Cuca Enrolada de Doce de Leite | Chef Aline Galle

Uma sobremesa sempre vai muito bem, certo? Então, você deve experimentar a cuca. Presente da culinária alemã, a cuca nada mais é do que um pão doce muito famoso no Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, há até uma Festa da Cuca. O doce pode ser desenvolvido com frutas como abacaxi, banana ou maçã. Além disso, também pode contar com chocolate e goiabada.

1. Barreado 

Foz do Iguaçu terá noites do Tradicional Barreado de Morretes - Clickfoz

O barreado é uma receita que faz parte das características e comidas típicas da região Sul, mais precisamente no Paraná. Esse prato é muito tradicional no estado, tendo origem no século XVIII, a partir de um ritual açoriana de 300 anos. A receita é preparada com vários tipos de carne bovina magra e de segunda, como patinho, maminha e paleta. Durante o processo de preparo são adicionados vários temperos, como pimenta e louro, além de cebola, alho e toucinho de porco.

Tags: