Press "Enter" to skip to content

10 principais anjos e suas características

Os anjos são criaturas celestiais com capacidades e poderes sobre-humanos (isto é, além das capacidades humanas). Eles são a vida espiritual servindo a Deus. Normalmente, sua função é ajudar, orientar e proteger as pessoas. Em latim, angelus significa “mensageiro”. Os anjos são os mensageiros de Deus.

Confira agora os 10 principais mensageiros de Deus

Por: Barbara Zani

10. Cassiel (Castiel)
Cassiel é um arcanjo reconhecido sobretudo no misticismo judaico. É conhecido como o anjo da solidão e das lágrimas, mas também como o anjo da temperança (moderação, equilíbrio). A tradição mística judaica, Cassiel é príncipe ou governante do Sétimo Céu, controlando o acesso a essa região celeste.

9. Metatron
Metraton é um dos quatro grandes arcanjos na tradição judaica. Na tradição mística da Cabala, Metatron aparece como uma entidade angelical extremamente poderosa e importante. Ele é o único anjo que serve na presença imediata de Deus, portanto o único a possuir o privilégio de olhar diretamente para Ele.

8. Uriel
O nome de Uriel só é mencionado no  Segundo Livro de Esdras. No Primeiro Livro de Enoque, Uriel integra o grupo de anjos que protegem os seres humanos das ações pecaminosas dos chamados anjos sentinelas, que ousaram transgredir a fronteira entre o Céu e a Terra.  Uriel também se atribui a proteção da Árvore da Vida após a expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Ele é normalmente descrito como “anjo da sabedoria”. Em hebraico, Uriel significa “fogo de Deus” ou “Deus é minha luz”.

7. Salatiel
Salatiel é reconhecido pela Igreja Ortodoxa como um dos sete arcanjos, ao lado de Gabriel, Rafael, Miguel, Jegudiel, Baraquiel e Uriel. É conhecido como “intercessor de Deus” ou “aquele que ora a Deus”. O “anjo da oração” é reconhecido pelos fiéis como aquele que auxilia as pessoas na sua conexão com Deus através da prece, protegendo-as contra possíveis obstáculos.

6. Baraquiel
Baraquiel é, ao lado de Salatiel e outros anjos, um dos sete arcanjos reconhecidos pela Igreja Ortodoxa. É conhecido como o arcanjo das bênçãos, devido ao seu papel de intermediador entre Deus e as pessoas que precisam da bênção divina.

5. Jegudiel 
Um dos sete arcanjos da Igreja Ortodoxa, Jegudiel é o “glorificador de Deus”. Ele é visto pelos crentes como o anjo que dá força e ânimo àqueles que trabalham em favor da glória de Deus.

4. Jeremiel
O Arcanjo Jeremiel é mencionado em livros que não fazem parte do cânone bíblico, como o II Baruque. Neste livro, Jeremiel aparece como o anjo que governa as verdadeiras visões

3. Israfil
O anjo proveniente da tradição islâmica. Israfil é o anjo que anuncia, através do toque da trombeta em Jerusalém, a chegada do Dia do Juízo Final. Por isso, todas as representações de Israfil mostram o anjo tocando trombeta.

2. Azazel
Os anjos caídos são aqueles que, ao cruzarem a fronteira entre o Céu e a Terra, corromperam o gênero humano, espalhando miséria e iniquidade sobre a Terra. O Primeiro Livro de Enoque não integra os cânones judaico e cristão.

1. Abaddon
Em Apocalipse 9:11, lemos que Abbadon (Apoliom, em grego) é o “anjo do abismo”. Seu nome é citado na passagem em que se narram os eventos que sucedem o toque da quinta trombeta apocalíptica.