Os celtas são uma nação com origens muito antigas. Eles viveram na Grã-Bretanha e na Europa por volta de 3.000 a.C. Como uma nação com sabedoria e cultura antigas, a mitologia celta tem diferentes mudanças em diferentes regiões. Existem dois O principal grupo de deuses: os celtas do continente mitos e mitos celtas irlandeses.
Confira os 10 principais deuses da mitologia celta
Por: Barbara Zani
10. Sucellus – o deus da agricultura
Seus símbolos são: um martelo utilizado na fertilidade da terra ou um bastão com uma caneca de bebida. Como conta a mitologia celta, quando ele tocava com o martelo no chão, era capaz de dar início a uma nova primavera.
9. Taranis – o deus do trovão
Esse deus define a dualidade da vida, por, ao mesmo tempo, simbolizar o caos da tempestade e a importância da água, proveniente das chuvas.
8. Cernunnos – o deus dos animais e das colheitas
É o deus dos animais. Tem o poder de se transformar no que ele quiser. Seus animais preferidos são a cobra, o veado e o lobo. Cernunnos é um deus poderoso que pode controlar os animais e promover a abundância das colheitas.
7. Dea Matrona – a deusa mãe
É a deusa mãe, seu nome significa: “divina deusa mãe”. Dea Matrona é a deusa da maternidade e da fertilidade. Costuma ser retratada por três mulheres, cada uma com objeto diferente. Às vezes, é representada com um peixe, com uma cesta de frutas ou amamentando um bebê.
6. Belenus (Bel) – o deus do sol
O deus brilhante. É o deus do sol e do fogo. Também chamado de deus da cura e da agricultura.
5. Epona – a deusa da terra e protetora dos animais
Seu nome significa: a “grande égua”. É a deusa da fertilidade, da terra e do vigor. É a deusa protetora dos cavalos, das mulas e dos burros.
4. Dagda – o deus da magia e da abundância
O “bom deus”. Um deus gigante, retratado de modo alto e forte. Entre os seus poderes, é conhecido como um deus da fertilidade, do amor, da magia e da sabedoria.
3. Lugh – o deus dos ferreiros
Lugh é o deus dos ferreiros e dos ofícios em geral. É um deus artesão. Seu nome significa “luz”, por isso é muitas vezes conhecido como “o brilhante”.
2. Morrigan – a deusa rainha
O significado do seu nome é “deusa rainha”. É a deusa do amor, da morte e da guerra. Ela é uma deusa que vê a guerra com sabedoria. Morrigan é capaz de transformar-se em outros animais, como o lobo e o corvo.
1. Brigit – a deusa da fertilidade e do fogo
Filha de Dagda, é a deusa do lar, da cura, da fertilidade e da arte. Ela é também relacionada a animais da fazenda, especialmente o gado.