10 principais tribos indígenas do Brasil

Eles foram os primeiros residentes do Brasil. Quando foi descoberto, havia cerca de 5 milhões de pessoas morando no país. De acordo com o último censo, a população aborígine atual é de 899.000 pessoas, distribuídas em 305 grupos étnicos, e falam 274 línguas diferentes. A maioria dessas pessoas vive em áreas rurais: 63,8%. O ticuna é a maior raça, com aproximadamente 46.000 pessoas vivendo na região amazônica. A maioria da população indígena (37,4%) vive na região Norte. Segundo levantamento feito por ONGs em 2019, existem 28 tribos isoladas no Brasil.

Confira agora as 10 principais tribos indígenas do Brasil

Por: Barbara Zani

10. Pataxó

Família linguística pataxó, esse grupo reúne cerca de 12 mil pessoas nos estados da Bahia e Minas Gerais

9.Xavante

Originários do tronco da família linguística macro-jê, os xavantes têm uma população de 18 mil habitantes, que estão concentrados em reservas indígenas no estado do Mato Grosso.

8.Potiguara

Pertencem ao tronco da família linguística tupi-guarani. Os potiguaras somam cerca de 18 mil pessoas nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

7. Yanomami

Família linguística yanomami, esse grupo reúne cerca de 26 mil pessoas nos estados do Amazonas e Roraima.

6. Terena

Família linguística aruak, há cerca de 26 mil pessoas dessa etnia no território brasileiro. Encontram-se nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

5.Guajajara

Oriundos do tronco da família tupi-guarani, os 27 mil guajajaras existentes moram no estado do Maranhão.

4. Macuxi

Família linguística Karib, os macuxis encontram-se, em grande parte, no estado de Roraima. Cerca de 30 mil indígenas vivem em aldeias e pequenas habitações isoladas pelo estado.

3. Caingangue

Proveniente do tronco da família linguística macro-jê, os caingangues reúnem cerca de 45 mil pessoas. Estão em quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

2. Ticuna

A família linguística ticuna, apresenta cerca de 50 mil habitantes – que estão na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.

1. Guarani

Originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país. Eles vivem em diversos estados do Brasil e estão divididos em três grupos: kaiowá, mbya e ñadevaesse.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp