10 receitas para os dias chuvosos

A previsão do tempo aponta grande probabilidade de chuva para os próximos dias na capital goiana, e nada melhor do que aproveitar os dias chuvosos com pratos deliciosos, de dar água na boca. Para quem também adora se aconchegar em um bom cobertor, e comer algo gostoso enquanto vê a chuva cair preparamos uma lista com 10 receitas incríveis que tem tudo haver com chuva!

10. Bolinho de chuva 

Bolinho de Chuva - Vovó Palmirinha

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar (fora o açúcar que será usado para polvilhar)
1 ovo
1 colher (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Cerca de 1/2 de xícara (chá) de leite para dar ponto
Canela e açúcar para polvilhar
Óleo para fritar

Modo de preparo
Em um recipiente coloque a farinha, açúcar, sal, margarina em temperatura ambiente, ovos levemente batidos e o fermento em pó. Mexa adicionando o leite aos poucos até dar ponto. Aqueça o óleo em uma frigideira e adicione porções da massa com auxílio de uma colher. Frite em fogo baixo até obter uma cor dourada. Escorra. Polvilhe açúcar e canela.

9. Torta de limão 

Torta de limão Receita | Dr. Oetker

Ingredientes

Massa
200 g de biscoito de maisena
150 g de margarina
Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
suco de 4 limões
raspas de 2 limões
Cobertura
4 claras de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
raspas de 2 limões para decorar

Modo de Preparo

Triture o biscoito de maisena em um liquidificador. Junte a margarina e bata. Despeje a massa em uma forma de fundo removível. Com as mãos, espalhe os biscoitos triturados no fundo e nas laterais da forma, cobrindo toda área de maneira uniforme. Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por aproximadamente 10 minutos. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador até obter um creme liso e firme. Recheie a massa já assada e leve à geladeira por 30 minutos. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Misture até obter um ponto de suspiro e leve ao forno até dourar. Desenforme a torta e despeje a cobertura.

8. Pipoca doce 

Receita de pipoca doce fácil e descomplicada | Cozinha Paranaense | Gshow

Ingredientes 

1/2 xícara (chá) de milho de pipoca

1/4 xícara (chá) de água

4 colheres (sopa) rasas de açúcar

1 colher (sopa) não muito cheia de achocolatado

Modo de preparo 

Em um recipiente próprio para micro-ondas, coloque o milho de pipoca, a água, o açúcar e o achocolatado e misture bem. Cubra com plástico filme e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 13 minutos. Retire o recipiente e o plástico filme com cuidado e sirva imediatamente. Importante: Siga a quantidade exata de ingredientes e, assim que o milho começar a estourar, fique de olho, pois pode haver alteração de tempo de acordo com o modelo, a marca e o ano do seu micro-ondas.

7. Palha italiana 

Palha italiana | Receitas

Ingredientes
1 pacote de bolacha maisena
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de café solúvel granulado
1 colher de (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de licor de amarula
½ xícara (chá) de chocolate ao leite, derretido
1 colher (sobremesa) de margarina para untar
Chocolate derretido para decorar

Modo de preparo 

Quebre as bolachas e reserve. Em uma panela, junte os demais ingredientes e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a se soltar do fundo. Desligue o fogo e misture as bolachas. Unte uma forma retangular com a margarina e coloque a mistura bem espalhada, tampe com papel alumínio e leve à geladeira por 4 horas. Retire da geladeira, corte em quadrados ou retângulos e decore com chocolate derretido.

6. Queijo-quente 

Como fazer o queijo quente perfeito - Paladar - Estadão

Ingredientes

4 fatias de pão branco
50 g de manteiga
2 fatias de queijo cheddar

Modo de Preparo

Pré-aqueça uma frigideira em fogo médio. Passe bastante manteiga em uma das fatias de pão, só de um lado. Coloque o pão na frigideira com o lado da manteiga para baixo e coloque uma fatia de queijo por cima. Unte uma segunda fatia de pão de um lado e coloque por cima, com o lado da manteiga para cima. Doure e vire, continue cozinhando até o queijo derreter. Repita com o restante do pão, manteiga e queijo.

5. Sopa de feijão com couve 

Receita de sopa de feijão com couve • Site Ana Maria Braga

Ingredientes 

2 xícaras (chá) de feijão cozido e batido no liquidificador com o caldo

1,5 litro de caldo de carne

100 g de calabresa sem pele picada

50 g de bacon em cubinhos

1 colher (sopa) de óleo

1 dente de alho fatiado

Sal e pimenta-do-reino

1/2 maço de couve fatiada

Modo de preparo 

Junte o feijão batido ao caldo de carne e leve ao fogo até ferver. À parte, frite a calabresa e o bacon no óleo até dourar. Acrescente o alho e refogue um pouco. Despeje na sopa, ajuste o sal e tempere com pimenta a gosto. Acrescente a couve e ferva por mais 3 minutos. Sirva, se desejar, acompanhada de fatias de pão fritas em manteiga ou margarina.

4. Broa de milho 

Receita de Broa de Milho - Receitas e Temperos

Ingredientes
400g de Farinha de trigo com fermento
600g de fubá de milho
300g de margarina
300g de açúcar refinado
3 ovos inteiros
1 pitada de sal

Modo de preparo
Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Acrescente a margarina e os ovos, ligeiramente batidos com um garfo. Amasse tudo até que a mistura desgrude das mãos. Faça bolinhas, depois achate-as na mão e arrume em uma assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com gema e leve ao forno para assar a 180ºC, por mais ou menos 12 minutos.

3. Pão de queijo 

Pão de Queijo - Vovó Palmirinha

Ingredientes

1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
3 ovo
Sal a gosto
3 xícaras de chá de polvilho azedo
100 gramas de queijo parmesão ralado
150 gramas de queijo de minas cortado em cubos
1 xícara de chá de azeitona picada
Orégano a gosto

Modo de preparo
No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, o sal, o polvilho e o queijo ralado. Distribua em forminhas de empada untadas com margarina. Por cima, coloque os cubos de queijo, as azeitonas e polvilhe o orégano. Asse por 20 minutos ou até dourar.

2. Brigadeiro de colher 

Receita de brigadeiro de colher: fácil e sem erro! • Site Ana Maria Braga

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
4 colheres de chocolate em pó
1 colher de margarina
Chocolate granulado para decorar

Modo de preparo

Em um refratário alto e grosso coloque o leite condensado, o chocolate e a margarina, misture e leve ao micro-ondas por 7 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Enquanto isso prepare uma bacia com gelo, 2 forminhas de gelo mais ou menos. Quando o brigadeiro estiver pronto, coloque a tigela na bacia de gelo. Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Coloque em tacinhas e deixe gelar.

1. Petit Gateau 

Receita de Petit Gateau - andrea b.b.8149 | CyberCook

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

As 50 Maiores Cidades do Brasil 2024

O Brasil, um país de dimensões continentais, é lar de uma rica diversidade cultural, econômica e social, refletida em suas 50 maiores cidades. A lista, que inclui metrópoles vibrantes e centros regionais em crescimento, destaca a importância dessas localidades no cenário nacional. Confira um panorama das principais cidades brasileiras e suas características marcantes.

1. São Paulo: O Pulso da Economia

São Paulo se mantém como a maior cidade do Brasil e um dos principais centros financeiros da América Latina. Com uma população que supera os 12 milhões de habitantes, a metrópole é um caldeirão de culturas, onde diariamente se cruzam diferentes tradições e histórias. Sua infra-estrutura avançada, aliada a uma infinidade de opções culturais, a torna um destino pulsante.

2. Rio de Janeiro: Beleza e Desafios

O Rio de Janeiro, conhecido mundialmente por suas praias icônicas e o famoso Carnaval, ocupa a segunda posição na lista. Com cerca de 6,8 milhões de habitantes, a cidade enfrenta desafios significativos, incluindo a desigualdade social. No entanto, seu potencial turístico e cultural continua a atrair visitantes do mundo inteiro.

3. Brasília: A Capital Planejada

Brasília, a capital do Brasil, é um exemplo de planejamento urbano e arquitetura moderna. Com uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, a cidade é o centro político do país, abrigando todos os órgãos do governo federal e muitas embaixadas.

Cidades em Crescimento

Além das grandes metrópoles, a lista das 50 maiores cidades do Brasil inclui centros em rápida expansão, como:

  • Salvador (BA): Com rica herança cultural, a cidade é um importante centro turístico e possui a maior população da Bahia.
  • Fortaleza (CE): Conhecida pelas suas praias belíssimas e um ritmo de crescimento acelerado, Fortaleza se destaca como um polo econômico no Nordeste.
  • Belo Horizonte (MG): Famosa por sua gastronomia e pela hospitalidade de seus habitantes, Belo Horizonte serve como um importante centro industrial e comercial.

O Impacto da Urbanização

O crescimento das cidades brasileiras também traz à tona desafios como mobilidade urbana, saneamento e segurança. A urbanização acelerada exige políticas públicas eficazes que garantam qualidade de vida aos moradores e a sustentabilidade das áreas urbanas.

As 50 maiores cidades do Brasil são um reflexo da diversidade e da complexidade do país. Cada uma delas possui suas peculiaridades, desafios e potencialidades. O futuro das cidades brasileiras dependerá, em grande parte, de como enfrentarão os desafios da urbanização e aproveitarão as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Aqui a lista das 100 maiores cidades do Brasil, organizada por população (os dados são de 2024 e podem variar com o tempo):

  1. São Paulo (SP) – 12.252.023
  2. Rio de Janeiro (RJ) – 6.781.188
  3. Brasília (DF) – 3.140.194
  4. Salvador (BA) – 2.900.319
  5. Fortaleza (CE) – 2.686.614
  6. Belo Horizonte (MG) – 2.530.701
  7. Manaus (AM) – 2.219.580
  8. Curitiba (PR) – 1.948.626
  9. Recife (PE) – 1.645.727
  10. Porto Alegre (RS) – 1.492.530
  11. Belém (PA) – 1.485.732
  12. Goiânia (GO) – 1.516.113
  13. Guarulhos (SP) – 1.350.226
  14. São Luís (MA) – 1.108.975
  15. Maceió (AL) – 1.025.360
  16. Duque de Caxias (RJ) – 895.000
  17. Natal (RN) – 887.142
  18. Teresina (PI) – 868.077
  19. Campo Grande (MS) – 895.982
  20. Osasco (SP) – 700.411
  21. Jaboatão dos Guararapes (PE) – 725.229
  22. São Bernardo do Campo (SP) – 844.862
  23. João Pessoa (PB) – 817.511
  24. Ribeirão Preto (SP) – 704.104
  25. Uberlândia (MG) – 703.646
  26. Sorocaba (SP) – 685.408
  27. Contagem (MG) – 661.202
  28. Aracaju (SE) – 663.132
  29. Belford Roxo (RJ) – 513.372
  30. Cuiabá (MT) – 623.046
  31. Campo Grande (MS) – 895.982
  32. São José do Rio Preto (SP) – 453.016
  33. Blumenau (SC) – 367.719
  34. Niterói (RJ) – 511.325
  35. Londrina (PR) – 580.546
  36. Mauá (SP) – 479.071
  37. Santa Maria (RS) – 282.586
  38. Carapicuíba (SP) – 397.559
  39. ligação (SP) – 339.170
  40. Diadema (SP) – 406.818
  41. Santos (SP) – 433.969
  42. Cascavel (PR) – 335.095
  43. Pelotas (RS) – 343.809
  44. Franca (SP) – 349.000
  45. Jundiaí (SP) – 393.262
  46. Petrópolis (RJ) – 304.876
  47. Rio Branco (AC) – 413.071
  48. Gurupi (TO) – 88.257
  49. Joinville (SC) – 601.201
  50. Marília (SP) – 250.436

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp