O sudeste brasileiro é uma região que engloba os 4 estados vizinhos de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Quando o assunto é a culinária na região, Minas Gerais é o Estado que mais mantém a fidelidade das comidas típicas do sudeste, com uso da carne de porco, feijão e milho. O Espírito Santo apresenta uma culinária com fortes influências indígenas. São Paulo assimilou várias culinárias e quando o assunto é pizza, por exemplo, o estado é incomparável. Já o Rio de Janeiro apresenta forte influência portuguesa. Não importa qual dos estados você esteja visitando, os pratos típicos são deliciosos e com certeza vale a pena experimentar. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as receitas do sudeste preparamos uma lista com 10 pratos típicos da região. Vem conferir!
10. Pão de queijo
Ele está presente no Brasil inteiro, mas um mineiro que se preze vai dizer que o de Minas Gerais é sempre melhor. Em Minas, você pode degustá-lo puro no Mercado Central ou no Velho Mercado Novo de BH, ou recheado em alguns dos melhores cafés de Belo Horizonte. A receita é uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia, que é típica de países como Paraguai e Argentina.
9. Moqueca capixaba
A moqueca, muqueca ou poqueca é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana. No Brasil, é prato típico dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo. Pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos. Diferente da versão baiana, o prato típico do Espirito Santo não leva azeite de dendê nem leite de coco.
8. Fígado com jiló
Para alguns, uma combinação de torcer o nariz; para outros, a maior expressão da culinária mineira. Em Belo Horizonte, o fígado com jiló é dos pratos mais tradicionais do Mercado Central, onde se reúnem trabalhadores da região, passantes e turistas para provar a iguaria.
7. Camarão no coco
A receita típica do Espirito Santo foi criada por Ricardo Bodevan no restaurante Atlântica, em funcionamento desde 1967. O prato consiste em colocar os camarões ao leite de coco dentro do coco verde, que deve estar com a polpa macia pra se misturar ao creme.
6. Frango ao molho pardo
Prato que veio de Portugal, popular no Nordeste e em Minas Gerais, o Frango ao Molho Pardo ou Galinha de Cabidela consiste em cozinhar a galinha no seu próprio sangue, adicionando vinagre para que ele não coagule.
5. Virado à paulista
O parto que combina arroz, feijão, farinha, banana e bisteca, com algumas variações, nasceu com os bandeirantes que iam em direção a Minas Gerais, colonizar o interior. De tão popular, o prato tem até hoje um dia só seu nos botecos de São Paulo: a segunda-feira.
4. Filé a Oswaldo Aranha
Filé a Osvaldo Aranha é um prato homenageando o político gaúcho Osvaldo Aranha. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos.
3. Tutu de feijão
O tutu de feijão, tutu ou ungui é uma iguaria típica da culinária mineira feita com feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca ou de milho. Ele costuma ser refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca.
2. Biscoito de polvilho
Ok, não é exatamente um prato, mas não há nesse mundo refeição mais carioca do que o combo biscoito globo + mate de galão. Combinação típica das praias do Rio de Janeiro, o biscoito de polvilho e a bebida, servida geladinha com limão, são vendidos pelos ambulantes o dia todo.
1. Torta capixaba
A torta capixaba é um prato típico brasileiro, característico da culinária do estado do Espírito Santo, sendo preparado em panela de barro a base de bacalhau, palmito fresco e frutos do mar, como camarão, sururu e siri desfiado. É consumido tradicionalmente na Semana Santa.