10 sambistas brasileiros consagrados

Nesta quinte-feira, 02 de dezembro, é comemorado um dos gêneros musicais mais populares e importantes para a formações da cultura brasileira: o samba! A data foi escolhida por ocasião da primeira visita de Ary Barroso a Salvador, em 2 de dezembro de 1940. Antes celebrada apenas na capital baiana,o dia tornou-se uma celebração nacional, com comemorações em diversos estados. Para celebrar a data e homenagear o estilo musical preparamos uma lista com 10 dos mais influentes cantores e cantoras brasileiros que contribuiram para a formação e desenvolvimento do samba no país.

10. Noel Rosa (1910-1937)

Série especial da Rádio USP mostra a polivalência de Noel Rosa – Jornal da  USP

Noel de Medeiros Rosa foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no país. Famoso nas rádios, com a agenda repleta de shows, aproveitando a companhia dos amigos, Noel viveu uma vida plena e rica. A pena é que tenha acabado tão cedo – o artista teve uma tuberculose e faleceu quando tinha apenas 27 anos.

9. Dona Ivone Lara (1921 – 2018) 

Dona Ivone Lara - LETRAS.MUS.BR

Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, foi uma cantora e compositora brasileira. Conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola, a Império Serrano.

8. Pixinguinha (1897-1973)

Pixinguinha: um dos maiores gênios da nossa música popular - Hoje São Paulo

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

7. Paulinho da Viola (1942)

Paulinho da Viola fala sobre a origem de sua elegância e compartilha alguns  de seus fascínios musicais - Jornal O Globo

Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola, é um violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro, conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave. Filho de pai violonista do grupo de choro Época de Ouro, logo quando criança o artista já conheceu grandes nomes da música brasileira. Grande amante do samba e da boêmia, foi responsável pela criação do bloco Foliões da Rua Amélia Franco, no Rio de Janeiro, e participou das escolas de samba União de Jacarepaguá e Portela.

6. Jorge Aragão (1949)

Jorge Aragão chega aos 70 anos como bamba do samba que faz arte popular do  chão do Brasil | Blog do Mauro Ferreira | G1

Cantor, sambista, instrumentista, compositor e autor de clássicos cantados pelos grandes nomes do samba, Jorge Aragão nasceu em Padre Miguel (subúrbio do Rio de Janeiro) e aprendeu a tocar violão sozinho quando tinha 10 anos. Depois vieram o cavaquinho e a guitarra. O cantor participou do grupo Fundo de Quintal e gravou o primeiro LP do grupo, mas logo depois resolveu seguir carreira solo.

5. Arlindo Cruz (1958)

Notícias sobre Arlindo Cruz | CARAS

Arlindo Cruz começou sua carreira nos anos 70, com o grupo Fundo de Quintal, no qual ficou por 12 anos antes de seguir carreira solo. Grande fã do Carnaval, fez parte da ala de compositores da Império Serrano, mas também criou o famoso bloco Cacique de Ramos. É um exímio compositor, com mais de 500 canções originais, cantadas por ele e por outros intérpretes.

4. Beth Carvalho (1946-2019)

Beth Carvalho (1946-2019) | Música (é Magia) Para Todos - RJ

Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho, foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Nascida na Gamboa, Beth Carvalho veio ao mundo no berço de uma família apaixonada por música. Em 1965 fez a sua primeira gravação e, no ano a seguir, teve o privilégio de se apresentar ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela no show A Hora e a Vez do Samba. Cheia de energia, a cantora participou de uma série de festivais de música durante os anos 60 e 70.

3. Zeca Pagodinho (1959)

Zeca Pagodinho é internado em hospital no Rio após testar positivo para  Covid-19 - Diário do Rio de Janeiro

Zeca Pagodinho é um dos grandes sambistas atuais, dono de hits como ‘Deixa a Vida me levar’ e ‘Faixa Amarela’. Boêmio carioca, começou sua carreira nos subúrbios do Rio de Janeiro. Já gravou mais de 20 discos, e é considerado um dos grandes representantes do samba e do pagode.

2. Alcione (1947)

Alcione – Prêmio 2020

Alcione Dias Nazareth é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Sendo uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de Rainha do Samba e Rainha do Brasil. Com trinta álbuns de estúdio e nove ao vivo, vendeu a marca de 8 milhões de cópias de discos pelo mundo.

1. Cartola (1908-1980)

A vida de Cartola

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. Nascido em Laranjeiras, zona sul carioca, Cartola se mudou para o Morro da Mangueira, onde tomou contato com a boêmia. Foi lá que conheceu as famosas rodas de samba e começou a tocar violão e cavaquinho. Amante do samba, foi um dos fundadores da escola Estação Primeira de Mangueira, tendo sido o autor do primeiro samba da escola (Chega de demanda).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp