Por Lígia Saba
Os santos, no imaginário coletivo, são pessoas cujas vidas inspiraram a caridade, a virtude e a fé. Esses indivíduos, em suas trajetórias, foram modelos de cristãos e dedicaram o seu tempo e sua vida à obra de Deus. Para os católicos, os santos ajudam a fazer a mediação entre fiéis e Jesus, eles são um canal para a busca de vários desejos, como a cura de uma doença, a conquista de um emprego e proteção. Nos primeiros séculos do cristianismo, todos os santos eram mártires, eles acabavam executados pelas autoridades romanas por não abandonarem a fé. Acreditava-se que os santos compartilhavam do sofrimento de Jesus e ganhavam acesso direto a Deus. No século 16, a Igreja Católica reafirmou a importância do culto aos santos durante as reformas conduzidas naquele período.
Confira abaixo uma lista com 10 dos principais santos e santas da igreja católica.
10. São Cosme e Damião
Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. São Cosme e Damião são celebrados em 26 de setembro e são os santos protetores das crianças e por isso fazem parte da lista dos principais santos católicos. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
9. São Judas Tadeu
Celebrado em 28 de outubro, São Judas Tadeu é o santo das causas desesperadas ou perdidas. São Judas Tadeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus. De acordo com a tradição, ele provavelmente teria sido martirizado a golpes de lanças, machados e porretes. Santa Brígida da Suécia, mística e padroeira da Europa, escreveu que um dia Jesus lhe recomendou que quando quisesse obter certos favores, deveria pedir pela intercessão de São Judas Tadeu. Por esta razão é considerado padroeiro das causas impossíveis, assim como Santa Rita de Cássia.
8. São Francisco de Assis
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico nascido na atual Itália. Celebrado em 4 de outubro, São Francisco de Assis é considerado o santo protetor dos animais, tornou-se o santo dos Italianos, e aos 24 anos renunciou toda a riqueza para se dedicar à “Senhora Pobreza”. São Francisco de Assis morreu em Assis no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.
7. Santo Expedito
Celebrado em 19 de abril, Santo Expedito é o santo das causas justas e urgentes. Expedito foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana. Levava uma vida de excessos no exército romano até ter um encontro com Deus e se converter. A sua fama de “santo das causas justas e urgentes” veio de um episódio onde um espírito do mal apareceu-lhe em forma de corvo dizendo “Amanhã!“, justamente para não ter pressa e adiar a sua conversão. Sem titubear, Expedito pisoteou o corvo gritando “Hoje!” e é daí que vem a associação a soluções imediatas das causas ou urgentes. Expedito lutou até o fim, mesmo depois de ser flagelado. Ele foi morto após ter a cabeça decepada.
6. Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima é celebrada em 13 de maio. Em maio de 1917, o Papa Bento XV convocou os católicos para se unirem em oração e pedirem à Nossa Senhora que intercedesse na Primeira Guerra Mundial. Oito dias depois, ela faz a sua primeira aparição para três pequenos pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta. O fato ocorreu em um local chamado de Cova de Iria, em Fátima, Portugal. Aparições de Fátima é a designação comum dada a um ciclo de aparições marianas que terá ocorrido durante o ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal.
5. São Jorge
São Jorge, também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Celebrado em 23 de abril, é o santo das dificuldades. Padroeiro de Gênova, Inglaterra e Portugal, também é conhecido como o santo guerreiro por ter ressuscitado 300 mortos, resistido a venenos e derrotado um dragão. Nasceu na Capadócia, viveu na Palestina e, após seguir carreira militar, se tornou soldado do Império Romano. Cristão, se rebelou e passou a protestar contra o imperador Diocleciano quando a autoridade declarou perseguição aos adeptos do cristianismo. Por esse motivo, São Jorge foi decapitado a mando do imperador em 23 de abril de 303. A sua imagem é usada com frequência em amuletos, pingentes, roupas e objetos de decoração.
4. Santo Antônio
Santo António ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António ou Antônio de Pádua, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. Celebrado em 13 de junho, Santo Antônio é o santo da pureza, dos objetos perdidos e dos casamentos. Nascido em Lisboa no ano de 1195, é um dos principais santos católicos do mundo. Ingressou na Ordem Franciscana, pregou na França e na Itália e faleceu somente com 36 anos de idade. A sua língua, que pregara a palavra divina, foi preservada e até hoje é venerada num relicário, em Pádua.
3. Santa Helena
Celebrada em 18 de agosto, Santa Helena é a Santa dos abandonados. Helena participou das escavações do túmulo de Cristo e foi a responsável pelo reencontro da cruz, em 326. Também achou a gruta do nascimento de Jesus em Belém e o lugar sobre o Monte das Oliveiras onde o filho de Deus esteve com os discípulos antes de subir aos céus. Em homenagem a ela, foi construída uma basílica no Monte das Oliveiras com o nome de Helena.
2. Santa Maria
Outra santa muito famosa e que faz parte da lista dos principais santos católicos é a Santa Maria. Celebrada em 1º de janeiro, Santa Maria é a Mãe de Deus. A Mãe de Jesus, segundo a Bíblia, o teve sob a graça do Espírito Santo. A Virgem Maria é cultuada pela Igreja Católica por conta de sua entrega a Deus e pela incumbência de criar Jesus Cristo segundo as regras divinas. Maria, a mãe de Jesus, tem diversos títulos: Mãe de Deus, Virgem Maria, Santa Maria, Nossa Senhora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida. Todos eles se referem à mesma pessoa, àquela que deu à luz o Filho de Deus, Jesus Cristo. Mas cada título tem sua particularidade, como a Nossa Senhora Aparecida.
1. Nossa Senhora Aparecida
A primeira santa da lista dos Principais santos católicos é a Nossa Senhora Aparecida. Celebrada em 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida é considerada a Padroeira do Brasil desde 1929. A sua história começou quando, em 1717, um grupo de pescadores resgatou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba. Em seguida, lançaram a rede mais uma vez e a recolheram repleta de peixes. Foi aí que o milagre aconteceu. Por ser a padroeira do país, é sem dúvida, uma das principais santas católicas no Brasil.