10 seres da mitologia japonesa

Confira a lista com alguns dos principais Deuses e criaturas que fazem parte das crenças da mitologia japonesa

mitologia japonesa explica o surgimento dos deuses, como o mundo foi criado e a origem dos imperadores japoneses. Estas histórias estão em dois livros: o kojiki e o nihonshoki, porém estes livros divergem em alguns trechos. As narrativas remontam mais de 2.000 anos e incluem grandes quantidades de divindades, como Izanami, Izagani, Amaterasu e Inari, com histórias que dizem respeito à criação do mundo, à fundação das ilhas do Japão e às atividades de divindades, seres humanos, animais e criaturas mágicas. Quer conhecer um pouco mais sobre a mitologia japonesa? Então vem conferir essa lista com 10 seres, entre Deuses e guardiões, que fazem parte das narrativas contadas no Japão

10. Kannon – Deusa da misericórdia

Kannon, a deusa da misericórdia | Percy Jackson Br Amino

Kannon é a deusa budista da misericórdia. Ela é um Bodhisattva – aquele que alcança a iluminação, mas que adia o seu estado de Buda até que todos possam ser iluminados. Muitos templos japoneses são dedicados à adoração de Kannon, e ela também foi destaque em imagens cristãs japonesas na era Edo.

9. Agyo e Ungyo – Os guardiões de Buda

Ave Caesar: Os Guardiões de Buda

Agyo e Ungyo são os temíveis guardiões de Buda que frequentemente ficam na entrada dos templos japoneses. Agyo é um símbolo da violência. Ele sempre é representado mostrando os dentes, segurando uma arma ou de punhos cerrados. Já o Ungyo é um símbolo de força. Sua boca está sempre fechada e geralmente ele mostra suas mãos vazias como um gesto de confiança.

8. Jizo – O guardião das crianças e do parto

Jizo: um milhão de estátuas fofas para ajudar as crianças

Jizō é o guardião das crianças, inclusive as abortadas, desencarnadas ainda pequenas (chamadas de “Mizuko” ou filhos de água) e das que ainda estão por nascer. Também é patrono das grávidas e das mulheres em trabalho de parto. É frequentemente representado como um monge muito jovem ou mesmo criança.

7. Hachiman – O patrono dos guerreiros

Hachiman é o Deus da Guerra e protetor do Japão

Uma das divindades mais populares da mitologia japonesa é Hachiman, um patrono dos guerreiros. O personagem de Hachiman é baseado no imperador Ôjin, que viveu em 300 d.C e era conhecido por suas habilidades militares.

6. Raijin e Fujin – Deuses dos raios e dos ventos

Fujin e Raijin: Os Mitológicos Deuses do Vento e do Trovão no Japão

Segundo uma antiga lenda do budismo chinês, Fujin e Raijin foram ambos originalmente demônios que se opunham à Buda. Então, a deidade ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Depois de uma batalha intensa entre os dois e 33 Kami, os demônios foram finalmente capturados e convertidos, trabalhando para os céus desde então.

5. Shitenno – Os deuses protetores

Shitenno: os quatro guardiões do budismo japonês

Cada um dos Shitenno está associado a uma direção, estação, virtude e elemento. São seres originários do panteão hindi que prestam proteção a Buda e aos templos japoneses. Os quatro guardiões juntos representam o Monte Meru (morada dos semi-deuses, deuses, bodhisattvas e Buddhas).

4. Inari – O kami das raposas

Inari Ōkami: A Divindade da Prosperidade no Japão

Inari é a deusa shinto da fertilidade, do arroz e das raposas. As raposas de Inari são completamente brancas e atuam como suas mensageiras.

3. Amaterasu – A deusa do Sol e do universo

Amaterasu: A Deusa do Sol no Japão | Mitologia Japonesa

Amaterasu é a deusa do Sol e do universo, e é considerada por muitos a mais importante dos deuses xintoístas. O imperador é considerado como descendente direto de Amaterasu, e isso foi muito enfatizado durante o período do Xintoísmo do Estado, de 1868 a 1945, quando o xintoísmo funcionava como uma organização governamental.

2. Tsukuyomi e Susanoo – Deuses da lua e da tempestade

Susanoo: Deus dos Mares e Tempestades no Japão | Mitologia japonesa

Amaterasu tem dois irmãos: o deus da lua Tsukiyomi e Susanoo, um deus poderoso e violento que é frequentemente associado à tempestades. Dos dois, Susanoo desempenha um papel mais importante na mitologia, aparecendo em uma série de grandes lendas, incluindo várias histórias com Amaterasu.

1. Izanami e Izanagi – Os deuses da criação

Lendas do Japão: Izanami e Izanagi | Curiosidades do Japão

As duas divindades criadoras mais importantes são Izanagi e sua irmã Izanami. Segundo os mitos, eles criaram a terra com uma lança decorada com joias. Usando essa lança, eles conectaram o céu e a terra e agitaram o mar entre eles; cada vez que uma gota de água caía da lança, uma ilha era criada.

Tags: