10 séries de crime da Netflix baseadas em fatos reais

Confira as produções da Netflix baseadas em historias reais

Por: Geisa Peixoto

As séries de crimes envolvem o espectador de uma maneira muito intensa, por conta de todo o mistério e suspense em volta do enredo, mas quando você descobre que aquela produção é baseada em fatos reais, parece que fica ainda melhor.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram
Se você já conhece a história das manchetes dos jornais, você pode dar uma imagem para as palavras que você leu ou ouviu nos noticiários, se você não conhece, você vai querer pesquisar mais a fundo, não é verdade?

Pensando em você, que gosta de maratonar uma boa produção na Netflix, separei 10 séries de crimes que foram baseadas em histórias reais, então pega a sua lupa, seu casaco de detetive e vem conferir.

 

  1. OLHOS QUE CONDENAM (2019)
Reprodução da internet

Olhos que Condenam conta o polêmico caso de racismo que aconteceu nos EUA, que ficou conhecido como os “Cinco do Central Park”. O caso aconteceu em 1989 e a minissérie retrata desde o início das investigações, até os desdobramentos do caso na atualidade. Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, adolescentes negros do Harlem, com idades entre 14 e 16 anos. Eles foram acusados de estuprar uma mulher branca, presos, interrogados e forçados a confessar o crime, que não cometeram. A série foi vencedora do Emmy 2019 na categoria Melhor Ator em Minissérie, pelo trabalho de Jharrel Jerome.

 

  1. INACREDITÁVEL (2019)
Reprodução da internet

Uma jovem de 18 anos chega em casa e é surpreendida por um invasor que a estupra. O problema cresce quando a própria polícia começa a duvidar de sua história, acreditando que tudo não passou de invenção. Neste momento, ela precisa contar com a ajuda de duas detetives mulheres para que o caso, baseado em fatos reais, seja solucionado. American Crime Story (O povo contra O.J Simpson e O assassinato de Gianni Versace)

 

  1. MAKING A MURDERER (2015)
Reprodução da internet

Em Making a Murderer, conhecemos a história de Steven Avery, um homem comum norte-americano que, após passar 18 anos na prisão por um crime que não cometeu. Ao sair de lá, sofre uma nova acusação, agora pelo assassinato de uma jornalista e tenta, a todo custo, provar sua inocência. O caso real é tão polêmico que repercute até hoje, sem que haja provas concretas de que Steven é realmente culpado. A primeira temporada foi filmada em um período de 10 anos.

 

  1. MANHUNT: UNABOMBER (2017)
Reprodução da internet

Um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista “Unabomber”. Este foi condenado à prisão perpétua por ter participado de uma série de atentados nos Estados Unidos. Ele enviava bombas pelos correios para cientistas e universitários, matando três pessoas e ferindo 23.

 

  1. BANDIDOS DA TV (2019)
Reprodução da internet

Causando um misto de raiva, curiosidade e medo, programas de televisão que mostram a “justiça sendo feita” atraem a atenção do povo. Esta passa a ter um sentimento de esperança e do fim da impunidade. E foi esse cenário que fez o programa Canal Livre e seu apresentador, Wallace Souza, se tornarem extremamente populares em Manaus nos anos 1990. Bandidos da TV é a história real do apresentador de televisão brasileiro acusado de planejar os assassinatos que abordava em seu programa. Durante dez anos ele comandou o “Canal Livre”, que teve sucesso nacionalmente, chegando a até ultrapassar a audiência de grandes emissoras do país em algumas cidades.

 

  1. ANATOMIA DO CRIME (2017)
Reprodução da internet

Anatomia do Crime é uma série documental brasileira que estreou em 2017 pelo canal Investigação Discovery e que recentemente ficou disponível na Netflix. Em sua segunda temporada, cada episódio mostra um crime brutal cometido por criminosos cruéis. Este faz uma análise dos traços de personalidade desses criminosos em sua maioria assassinos, mas também de estupradores. O objetivo da produção não é somente debater os casos mais uma vez. Mas também elaborar um perfil psicológico dos criminosos a partir da análise de profissionais. Assim psiquiatras forenses, psicológicos, psicoterapeutas e criminológos participam da série.

 

  1. THE KEEPERS (2017)
Reprodução da internet 

Irmã Cathy Cesnik, uma freira e professora muito querida por todos, desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo só fora encontrado dois meses depois, e trouxe à tona diversos segredos envolvendo a Igreja. Além disso, uma série de crimes que aconteceram na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. As investigações, no entanto, não foram concluídas e o caso continua um mistério. The Keepers, produção original da Netflix, é uma chance das vítimas gritarem para o mundo o que aconteceu, já que durante a vida toda foram silenciadas.

 

  1. CONVERSANDO COM UM SERIAL KILLER: TED BUNDY (2019)
Reprodução da internet

Conversando com um serial killer: Ted Bundy é um mergulho profundo na mente do famoso assassino em série. De boa aparência e com uma personalidade bastante sociável, o criminoso desafiou o estereótipo de serial killer. Por isso mesmo, acabou provocando um tipo de adoração problemática por parte de muitas mulheres americanas.

 

  1. DON’T F** WITH CATS: UMA CAÇADA ONLINE (2019)
Reprodução da internet

Um vídeo captado por uma câmera de segurança flagra um rapaz matando gatinhos e acaba viralizando na internet. Não demorou muito para que o mundo começasse a se indignar com o que havia visto. Em Don’t F** With Cats: Uma Caçada Online, vemos um fenômeno moderno acontece. Um grupo específico de pessoas uniram-se nas redes sociais para tentar descobrir o paradeiro do assassino, sempre com a colaboração da polícia. Porém, o caso vira uma bola de neve e se torna mais grave do que eles poderiam imaginar.

  1. AMERICAN CRIME STORY (2016)
Reprodução da internet

American Crime Story é uma série em formato antológico, em que temporada conta uma história independente. A narrativa é baseada em algum crime real que ganhou comoção pública e foi pauta de notícias. A primeira temporada fala do caso OJ Simpson, o ex-jogador de futebol americano acusado de assassinar a sua ex-esposa e amigo. Já a segunda conta a história do assassinato do estilista Gianni Versace. Ambos os casos são dramatizados e apresentam toda a narrativa dos acusados e detalhes sobre os crimes que cometeram.

Tags: