10 truques de como melhorar os estudos em casa

Confira os 10 truques de como melhorar seus estudos em casa

Por: Estefhanny Garcia 

 

Estudar em casa não é uma das tarefas mais fáceis, afinal em casa existem muitas distrações e tudo parece conspirar contra esse desafio, a Tv da sala ligada, parentes conversando, a cama te chamando para uma soneca e aquele grupo de amigos que não para de mandar mensagens. É necessário muito foco e disciplina essa lista irá te auxiliar

 

10 – Escolha um lugar reservado 

 

Um dos fatores mais importantes quando se trata de estudar em casa é a escolha de um lugar adequado para tal atividade. O ideal é procurar o lugar mais reservado da casa, com pouca movimentação, barulho e uma boa iluminação, por mais agitada que toda casa seja, ainda mais em época de pandemia, sempre tem um cantinho mais calmo, como o quarto, a ará externa ou a garagem. Não se esqueça de pegar todos os materiais necessários antes de se acomodar, para evitar a interrupção do seu trabalho sempre que precisar do matérias.

 

9 – Crie um cronograma de estudos

 

É importante que os estudantes tenham um cronograma de estudos em uma agenda ou quadro,  esse recurso facilita na visualização das tarefas a serem cumpridas como aulas, provas, atividades extracurriculares e até um tempo para o lazer. Assim você será capaz de gerenciar seu tempo e ainda não corre o risco de estudar para uma prova de última hora.

 

8 – Faça Anotações

 

Uma boa tática de fixar o conteúdo e se lembrar da matéria explicada em sala de aula é fazer anotações, separe um caderno só para isso, use palavras chaves, abreviações ou informações importantes que possam te ajudar com os estudos em casa. Você pode também criar cabeçalhos, desenhar ou grifar as situações mais importantes deixando-as em destaque.

 

7 – Primeiro estude as disciplinas que você possui mais dificuldade

 

Uma dica importante é começar a estudar pelas matérias que você tem mais dificuldade, por nas primeiras horas de estudo você estar com a mente mais descansada. Assim você irá se concentrar mais e conseguir pesquisar sobre suas dúvidas. Se depois disso, o resultado não for bom como imaginava, não se desespere alterne algumas técnicas de estudo e veja qual tem mais eficácia para você.

 

6 – Fuja do que te distraia

 

Distrações são comuns, ainda mais na época que vivemos, onde uma mensagem em algum aplicativo tira o nosso foco ou uma musica nos desconcentra. Quando percebemos já perdemos horas importantes procrastinando na frente do celular enquanto devíamos estar estudando. Para que isso não aconteça, desligue seu celular e se afaste de qualquer coisa que possa tirar sua atenção, se precisar usar o computador sempre se policie para não acessar redes sociais e jogos.

 

5 – Pratique a Leitura 

 

Dificuldades com leituras e intepretações de textos podem fazer com que a atividades se tornem um fardo na hora dos estudos, por isso é sempre bom dedicar um tempo do seu dia livre para incentivar sua leitura. Pratique a leitura por meios de livros do seu interesse ou até mesmo em blogs que te chame a atenção e te prenda na leitura.

 

4 – Teste a si mesmo 

 

Questionar a si mesmo na maioria das vezes é bem esclarecedor, principalmente durante os estudos, porque fazendo perguntas a si mesmo será possível focar no conteúdo. Essa pratica pode ajudar a recordar os assuntos em momentos importantes, como por exemplo em uma prova.

 

3 – Crie grupos de Estudos

 

Quando se tem muita dificuldade em entender o conteúdo explicado em sala de aula, uma boa opção é montar grupos de estudos com amigos para tirarem e esclarecerem dúvidas.

 

2 – Escreva os pontos importantes 

 

Outro método valido para estudo, é escrever as partes importantes do conteúdo apresentado em sala de aula, para assim fixá-lo mais facilmente. é importante que o material seja escrito a mão, quando escrevemos nosso cérebro ativa importantes funções no organismo que nos fazem recordar melhor o que escrevemos.

 

1 – Tire momentos para descansar 

 

O descanso também faz parte da memorização do conteúdo, por esse motivo, após uma maratona de estudos tire um tempo para relaxar, praticar exercícios físicos, dormir, ler livros ou assistir um filme. É importante ter intervalos durante as horas que você separou para estudar

Tags: