10 vinhos para te acompanhar no inverno

Por Lígia Saba 

Não existe nada melhor do que aproveitar uma boa taça de vinho com uma tábua de queijos quando chega o inverno, mas você sabe quais os vinhos mais indicados para a estação? Para te ajudar na escolha do melhor vinho e de quais os pratos ideais para acompanha-lo enquanto você aproveita o friozinho que já chegou em Goiânia, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 vinhos perfeitos para consumir no inverno. Vem conferir!

10. Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma uva muito popular em todo o mundo, entre seus aromas, é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias, e no paladar, um sabor frutado agradável. Abrir uma garrafa deste vinho no inverno pode ser uma ótima pedida. Além de uma percepção distinta de paladar e aromas, a bebida pode ser combinada com pratos quentes da estação, como carnes vermelhas, queijos, como cheddar e gorgonzola, e massas e lasanhas a bolonhesa.

09. Syrah

A uva Syrah apresenta taninos e acidez bem equilibrados, e aromas de frutas vermelhas e negras. Traz ainda notas de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca. Por suas características, é uma ótima opção para acompanhar pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino, que podem inclusive aguçar o paladar e melhorar sua degustação. Para o frio, prefira os vinhos Syrah mais encorpados, de países como Argentina, África do Sul e Austrália.

08. Chardonnay

Mesmo sendo menos comuns durante as estações mais frias, os vinhos brancos da uva Chardonnay são encorpados e com características marcantes. Nos aromas e no paladar, há muita riqueza, como notas de frutas brancas, ervas e especiarias. Uma dica para o inverno é apostar em vinhos dessa uva com passagem por barrica, são excelentes para acompanhar sopas e caldos de peixe, cogumelos ou vegetais, pratos muito consumidos durante o frio.

07. Sangiovese

Massas ao molho vermelho, lasanhas, pizzas, vegetais assados e queijos curados, todos pratos consumidos nos dias frios, são perfeitos para harmonizar com uma taça de Sangiovese. Com taninos bem presentes e um alto nível de acidez, a uva é versátil e pode render desde vinhos jovens e leves a rótulos intensos, com passagem por barrica. Em todo caso, você encontrará sabores e aromas rústicos e marcantes.

06. Merlot

A uva Merlot é muito conhecida por sua versatilidade, podendo gerar vinhos mais leves e mais pesados. Seja qual for o caso, trata-se de uma ótima opção para apreciar em dias de temperatura amena. Com intensidade média e acidez equilibrada, combina bem com assados de aves e porco, queijos de massa semidura e molhos encorpados.

05. Malbec

Os vinhos da uva Malbec são a variedade mais produzida e mais consumida na Argentina, um país onde os invernos são mais rigorosos. Sua textura é encorpada, com taninos estruturados e um gosto final que remete a frutas vermelhas e negras. Este é o vinho certo para beber enquanto se aquece ao lado da lareira, desfrutando de uma tábua de queijos, como gorgonzola, muçarela de búfala, provolone ou queijo suíço. Outra combinação recomendada é apreciá-lo com um bom churrasco de carnes mais gordurosas, como picanha, bife de chorizo ou cordeiro.

04. Nebbiolo

A uva Nebbiolo é original da região do Piemonte, no noroeste da Itália, e dá origem a vinhos rústicos e potentes. Não é incomum que sejam harmonizados com alimentos de sabores igualmente intensos e deliciosos para se desfrutar em dias frios, como ragu, cordeiro e queijos cremosos. Para quem quer uma combinação mais sofisticada o vinho também combina com pratos de trufas.

03. Viognier

A Viognier é uma uva cultivada em diversos países como Brasil, Itália, Canadá e Chile. Os vinhos viognier são brancos aromáticos, de baixa acidez e mais robustos. Além disso, as bebidas também costumam ter teor alcoólico mais elevado e aromas de flores e frutas, como o damasco, lavanda, pinho e outros. Se optar por apreciá-la no inverno, combine o vinho com queijos como brie e camembert, massas em molho branco, peixes e pratos picantes.

02. Riesling

 

A Riesling é uma uva originária da Alemanha e amplamente cultivada no país até hoje. Trata-se de uma variedade branca, que gera vinhos de intensidade e complexidade aromática, com notas frutadas, principalmente de frutas cítricas, como limão siciliano e laranja, além dos aromas minerais. O vinho da uva Riesling costuma ter baixo teor alcoólico e acidez elevada. Para o inverno, prefira os vinhos secos e harmonize-os com comidas picantes, carnes brancas e sobremesas como strudel de maçã.

01. Montepulciano

A Montepulciano é a segunda uva mais cultivada na Itália, sendo ultrapassada apenas pela Sangiovese. Os vinhos provenientes da Montepulciano costumam ter teor alcoólico considerável, taninos suaves, aromas de frutas negras como amoras e cerejas, além de notas de cacau e tabaco. Na hora de harmonizar, pensando na combinação vinho e inverno, pizzas e massas à base de tomate, como bolonhesa, são boas opções.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp