O fenómeno é uma estrutura geológica formada quando magma, gás e partículas quentes (como a cinza vulcânica) “escapam” para o solo. Eles emitem grandes quantidades de poeira, gás e aerossóis na atmosfera, perturbando o clima. Em geral, acredita-se que causam poluição natural. Geralmente, os vulcões são cônicos e montanhosos. As erupções vulcânicas podem causar graves desastres naturais e, às vezes, até afetar a Terra. Como outros eventos naturais, as erupções são quase imprevisíveis e podem causar danos indiscriminados. Entre outras coisas, eles tendem a desvalorizar as propriedades das comunidades próximas, atrapalhar o turismo, interromper o tráfego aéreo e consumir receitas públicas e privadas na reconstrução. Na Terra, os vulcões tendem a se formar perto das bordas das placas tectônicas
Confira agora os 10 vulcões ativos no mundo
Por: Barbara Zani
10-Kilauea, Havai
Vulcão de lava que impressionou nas notícias por conta de suas erupções em maio de 2020 que ocorrem até agora. Recentemente, um barco foi atingido, deixando 23 pessoas feridas.
9-Tungurahua, Equador
Sua última erupção real foi em 2016, mas, atualmente, encontra-se em estado de erupção, abrindo um alerta vermelho para a população de Runtun, no Equador.
8-Sakurajima, Japão
O Sakurajima ficava em uma ilha, mas uma erupção em 1914 fez com que a ilha se unisse à península de Osumi. Sua última erupção foi em fevereiro de 2016, espalhando cinzas pela região.
7- Monte Merapi, Indonésia
O vulcão esta localizado na ilha de Java, sua última erupção em maio de 2018, fato que nem chegou perto à erupção anterior, em 2010, quando suas colunas de gás atingiram cerca de 32 pessoas e forçaram a evacuação do local por 50 mil moradores.
6- Monte Nyiragongo, Congo
A última erupção, em 2002, atingiu a cidade de Goma e deixou 45 mortos por asfixia, devido às cinzas e fumaça vulcânica. Foi uma das mais destrutivas dos últimos anos, e resultou em mais de 150 mil desabrigados pela ação vulcânica e terremotos relacionados.
5- Shiveluch, Rússia
Sua última erupção foi em 1999, e ainda não foi finalizada, jogando cinzas de até 10 km de altitude na área.
4- Popocatépetl, México
A última erupção do vulcão foi em 2017, lançando cinzas nas regiões circundantes.
3-Vesúvio, Itália
No ano de 79 d.C., a erupção do Vesúvio acabou com Pompeia e Herculano, matando cerca de 20 mil pessoas das cidades da região de Nápoles.
2- Anak Krakatoa, Indonésia
O nome significa “filho do Krakatoa”. Basicamente, é uma nova caldeira que se estabeleceu depois de uma explosão gigante em 1883, e de onde hoje saem as erupções que antes eram do grande Krakatoa.
1- ETNA, Itália
O vulcão mais ativo da Europa teve sua última erupção em fevereiro de 2017, algo que não afetou a vida dos moradores da região da Sicília. Atualmente, a preocupação é que o vulcão está se movendo lentamente em direção ao mar podendo causar fortes tsunamis