Última atualização 29/09/2021 | 11:26
A Policia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) apreendeu na última terça feira (28), 105 botijões de gás que estavam sendo estocados de forma irregular em distribuidoras do estado. A ação foi realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), através da Operação Crepitus.
Três meses de investigação
Toda apreensão encerra mais uma fase da investigação que se iniciou há 3 meses. A Operação Crepitus, tem o objetivo de acabar com a venda ilegal dos produtos, por apresentarem riscos de explosão. Junto com especialistas de regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), A Decon, cumpriu 1 mandado de busca e apreensão em estabelecimento em Goiânia e 5 em comércios clandestinos de Aparecida de Goiânia.
Os estabelecimentos comercias estavam praticando o crime insculpido no art. 1º, inciso I da Lei de Crimes Contra a Ordem Econômica, prevê pena detenção de 1 (um) a 5 (cinco) anos, para aqueles que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima. Em todos locais, os botijões de gás estavam sendo estocados de forma irregular.
Outros órgãos auxiliaram na operação
A investigação foi iniciada provocada pelo compartilhamento de informações com a ANP, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM GO) e Procon Estadual, as vistorias aconteceram na Vila Maria Luiza em Goiânia e nos setores Maria Inês, Parque Veiga Jardim, Parque Haiala, Pontal Sul e Vila Oliveira, todos em Aparecida de Goiânia.