12 bairros de Goiânia podem ficar sem água neste fim de semana

Uma nova etapa da obra do BRT, no Setor Pedro Ludovico, pode deixar 12 bairros da região sul de Goiânia sem água a partir das 20h de sábado, 19. O abastecimento será retomado normalmente no domingo, 20, às 8h, conforme informou a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Os bairros afetados serão: Bairro Bela Vista, Bairro Santo Antônio, Chácara do Governador, Conjunto Fabiana, Jardim da Luz, Parque Acalanto, Parque das Laranjeiras, Parque Santa Cruz, Setor Pedro Ludovico, Vila Alto da Glória, Vila Legionárias e Vila Redenção.

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) informou que a nova etapa da obra do BRT será realizada entre o Terminal Isidória e a Avenida Circular no Setor Pedro Ludovico. O trânsito da região foi interditado na quinta-feira, 17.

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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