Press "Enter" to skip to content

12 estabelecimentos são multados no DF por eventos de Carnaval

No último sábado, 13, fiscalizações contra aglomerações que descumprem as normas sanitárias contra a Covid-19 resultou na aplicação de multas em 12 estabelecimentos que promoveram eventos de Carnaval no Distrito Federal (DF). Cada estabelecimento terá de pagar R$ 20 mil à Secretaria de Estado da Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal.

As principais irregularidades constatadas durante fiscalização no sábado foram a falta do uso de máscara, a falta de equipamentos de proteção individual em funcionários e o grande número de pessoas em pé aglomeradas. Neste dia, foram vistoriados 78 estabelecimentos.

Além das 12 multas aplicadas, a fiscalização interditou dez espaços que não promoviam eventos carnavalescos, mas descumpriam normas sanitárias estabelecidas desde o início da pandemia. Entre as principais infrações estão a não medição de temperatura de clientes e a falta de uso de máscara e de álcool em gel.

Na sexta-feira, 12, foram interditados três estabelecimentos, além de quatro terem sido multados. Entre os eventos interrompidos estava uma festa no centro da capital federal.

O decreto em vigor no DF proíbe festas, blocos e qualquer evento que gere aglomeração durante o Carnaval e impõe restrições a bares e restaurantes. Esses estabelecimentos só podem operar com metade da capacidade total e não podem permitir que clientes dancem ou consumam produtos em pé.