12 veículos incendiados em retaliação a ação da BM: investigações em andamento

Pelo menos 12 veículos foram incendiados durante a madrugada na Região Metropolitana de Porto Alegre, mais precisamente nas cidades de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo informações da Polícia Civil, os incidentes ocorreram como uma retaliação a uma ação da Brigada Militar (BM), desencadeada após uma ocorrência em um conjunto residencial na noite anterior. Como resultado, duas pessoas foram detidas. O cenário de conflito entre moradores e BM resultou na queima dos veículos, deixando marcas da tensão vivenciada na região.

Na quinta-feira anterior, a situação se agravou com um tiroteio na região do bairro Mathias Velho, em Canoas. No mesmo dia, um homem armado tentou invadir uma Unidade de Pronto Atendimento, intensificando a presença policial na área. Na sequência, o confronto entre moradores e policiais se desenvolveu, com relatos de violência por parte da BM, incluindo agressões ao porteiro de um dos prédios onde ocorreram os incidentes. A narrativa de uma moradora evidenciou a brutalidade e a tensão do momento.

Na busca por compreender os eventos, o delegado da Polícia Civil Marco Guns avaliou que as ações poderiam estar associadas a uma ordenação de lideranças ligadas a facções criminosas. Para investigar possíveis excessos na atuação dos policiais, a BM instaurou um inquérito interno, enquanto o comandante reiterou o compromisso de manter o reforço policial na área. A necessidade de diferenciar os moradores dos criminosos foi destacada, reforçando o compromisso com a segurança e a integridade da comunidade local.

Os veículos incendiados, cujas imagens foram registradas, mostram a dimensão dos danos resultantes do conflito. A repercussão dos incidentes evidencia a urgência de esclarecimentos sobre os eventos e a necessidade de medidas para prevenir novos episódios de tensão e violência na região. O cenário de insegurança alimentado pelo embate entre moradores e forças de segurança aponta para a importância de uma atuação integrada e equilibrada, capaz de assegurar a tranquilidade e a paz nas comunidades afetadas. Resta aguardar os desdobramentos das investigações para trazer mais clareza sobre os eventos e suas consequências.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Garrafa de cerveja presa em para-brisa: acidente em Curitiba Otimizado para SEO: Garrafa cerveja presa para-brisa: acidente carro Curitiba

Vídeo: garrafa de cerveja fica presa em para-brisa de carro após acidente em
Curitiba

Conforme testemunha, condutor bateu em um caminhão no bairro Sítio Cercado.

Garrafa de cerveja fica presa em para-brisa de carro após acidente em Curitiba

Uma garrafa de cerveja ficou presa no para-brisa de um carro em um acidente entre o veículo e um caminhão no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Assista acima.

* ✅ Siga o canal do DE PR no WhatsApp
* ✅ Siga o canal do DE PR no Telegram

A cena foi gravada por João Ramos, que testemunhou o acidente. De acordo com ele, o motorista do carro bateu contra o caminhão, que estava estacionado.

O caso aconteceu na madrugada de 30 de novembro, mas a cena começou a repercutir nas redes sociais há poucos dias.

Garrafa de cerveja fica presa em para-brisa de carro após acidente em Curitiba —
Foto: João Ramos

LEIA TAMBÉM:

* Paulo Frontin: quem são as vítimas que morreram em acidente entre ambulância e caminhão
* 2025: Governo do Paraná libera consulta ao valor venal de veículos tributados com IPVA
* Veja listas: Estudo indica cidades do Paraná que terão ‘explosão populacional’ até 2050 e municípios que vão perder moradores

Em outro vídeo gravado pela testemunha, é possível ver o momento da colisão. Com o impacto, a dianteira do carro ficou parcialmente destruída. O caminhão teve danos na parte traseira.

João relatou também que o pneu do caminhão estourou com o impacto do acidente.

O motorista, que teve ferimentos, abandonou o carro e foi embora a pé, mas voltou ao local e assumiu o prejuízo do caminhão, de acordo com a testemunha.

>”Mais tarde voltei ao local, conversei com o dono do caminhão e ele falou que o homem assumiu os estragos. Não pegou no vídeo, mas o carro, quando bateu, voou com a pressão do ar do pneu, subiu cerca de meio metro”, disse.

O DE questionou se a Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e aguarda retorno.

Imagens do acidente no bairro Sítio Cercado, em Curitiba — Foto: João Ramos

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ

Leia mais notícias em DE Paraná.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp