13 cidades goianas ampliam testagem para Covid-19

Nesta segunda-feira, 03, oito municipios goianos iniciaram a restagem pelo aplicativo Dados do Bem. Até a próxima quarta-feira, 05, mais cinco cidades começam a operação, totalizando 13 municípios além de Goiânia onde o serviço funciona há uma semana.

As cidades aptas a realizar o teste desde hoje, 03, são Americano do Brasil, Aragarças, Hidrolândia, Nova Crixás, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio de Goiás e Vianópolis . Na terça-feira, 4, começará em Ceres, Rubiataba e Valparaíso de Goiás. As últimas cidades a iniciar testagem nesta semana são Bela Vista e Crixás, na quarta-feira.

 

Foram selecionadas 78 prefeituras para realizar, por meio do aplicativo, uma ampla testagem na população com sintomas suspeitos. A entrada de outros municípios será realizada de forma gradual, à medida que assinarem o termo de adesão, disponibilizarem os locais de coleta e participarem o treinamento das equipes. Em todo Estado visa chegar a testagem de quatro mil pessoas por dia.

Para participar é necessário baixar o aplicativo nas lojas virtuais e fazer a autoavaliação. Com bases nas respostas sobre sintomas e quadro de saúde, a ferramenta seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito.

Receberá um QR Code no celular as pessoas que tiverem indicação para o teste. Para fazer o exame, gratuitamente, deve comparecer a unidade de saúde selecionada e apresentar o código para escaneamento. O agendamento será feito pelo aplicativo.

Em casos de resultados positivos, os pacientes deverá selecionar até cinco pessoas que têm mais contato. Essas pessoas receberão individualmente uma mensagem em seu celular com o voucher para realizar o exame.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp