170 famílias de comunidades Kalunga vão receber energia elétrica

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, participam às 11h desta quinta-feira, 19, da inauguração das obras de energização que levarão energia elétrica para a casa de 170 famílias Kalunga das comunidades do Vão do Moleque, Maiadinha, Prata e Pé de Morro. A entrega é realizada em parceria com a Enel Distribuição Goiás, e a solenidade será realizada no Festejo, que fica no Vão do Moleque, com a presença do diretor-presidente da empresa, José Luis Salas, e do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia ainda será inaugurada a construção de 45 quilômetros de rede trifásica, concluída e energizada na última sexta-feira, 13. A nova estrutura vai melhorar a qualidade de energia para a região dos quilombos Kalunga e também para os municípios de Cavalcante e Monte Alegre. Para fevereiro de 2021 já está previsto o início das obras de conexão de outras 120 famílias das comunidades do Prata e do Pé de Morro.

Com a chegada da energia elétrica, o Governo de Goiás, em parceria com a Enel, também vai entregar 100 geladeiras que serão doadas aos Kalunga por meio de sorteio. A estratégia está dentro do programa Enel Compartilha Eficiência, voltado ao uso inteligente da energia elétrica e faz parte do Fundo de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia.

Durante a visita à comunidade, Gracinha Caiado, que é também presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), fará a entrega simbólica de filtros de barro a famílias do Vão do Moleque. Os benefícios foram adquiridos pela OVG e serão disponibilizados a todos os moradores das comunidades Kalunga da região.

O cadastramento dos moradores da região para concorrerem ao sorteio das geladeiras será feito de forma presencial no Festejo, entre os dias 19 a 21 de novembro, das 9h às 17h, ou pelos telefones (62) 9 8272-0596, (62) 9 8271-0283 e (62) 9 8103-2502. O sorteio será realizado no dia 23 de novembro pelo canal do YouTube da Enel e cada um dos ganhadores receberá o eletrodoméstico em casa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp