19ª Goiânia Mostra Curtas tem programação intensa no fim de semana

Foto: Diovanely Abreu
Vila Cultural Cora Coralina fica na Rua 3, s/n - St. Central, em Goiânia (Fotos: Diovanely Abreu)
A Vila Cultural Cora Coralina fica na Rua 3, s/n – St. Central, em Goiânia (Foto: Divulgação/Diovanely Abreu)

A 19ª Goiânia Mostra Curtas segue para a reta final. Até domingo, o festival traz as últimas sessões da Curta Mostra Brasil, a Curta Mostra Animação e a Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas, que não é competitiva. Em destaque também, a 18ª Mostrinha, com filmes dedicados ao público infantil, para toda a família ver junto e votar no melhor filme. Tudo com entrada gratuita no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO).

Na programação paralela a exibição de filmes há ainda oficinas, master class, laboratório de roteiros, pitching, encontro com animação e realizadores, e evento de networking na Feira Audiovisual, na Vila Cora Coralina, que fica atrás do Teatro.

Mais informações: www.goianiamostracurtas.com.br

Mostra Especial

No sábado, às 14h, começa a Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas. O primeiro programa Amar & Pertencer busca, na história do cinema brasileiro, filmes que encenam gestos de comunhão e laços amorosos construídos para além do amor romântico. A exibição dos filmes será seguida de um debate com o tema Como representar o desejo? Como representar o amor?.

O segundo programa será no domingo, 13, às 15h. Em Amar & Arder, os títulos representam o sentimento amoroso em suas formas mais urgentes e arrebatadas, e muitas vezes menos convencionais. Ao todo, serão exibidos 17 filmes. Este ano, a Mostra Especial homenageia as cineastas Helena Ignez e Olga Futemma.

Encerramento

No domingo, 13, último dia do festival, a programação começa às 10h30, com a 18ª Mostrinha. Os filmes, com classificação indicativa livre, abordam temas voltados ao público infantil.

Mais tarde, às 20h, tem a cerimônia de encerramento. O momento contará com a presença da homenageada da Mostra Especial, Olga Futemma, cineasta, pesquisadora, arquivista e gestora cultural junto à Cinemateca Brasileira. Durante o evento o filme, dirigido por ela, “Retratos de Hideko” (1982) será apresentado. Também haverá a homenagem in memoriam a Edina Fujii, empresária da área de cinema.

Em seguida, o público da 19ª Goiânia Mostra Curtas conhecerá os vencedores das mostras competitivas, que levarão para casa o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição.

Os curtas-metragens da Curta Mostra Brasil concorrem ainda ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Todas as mostras competitivas contam também com Júri Popular.

Realização

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; apresentação Governo de Goiás e Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás; apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc; e promoção TV Anhanguera, Executiva e O Popular.

Programação

11/10, sexta-feira

9h

 – 18ª Mostrinha

 – Oficina: A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento, com Heloisa Passos

 – Oficina: Direção de Séries de TV, com Fernando Coimbra

10h

 – Laboratório de Roteiros Audiovisuais

14h

 – Master Class: Pesquisa e Processo, com Gabriel Mascaro 

15h

 – Curta Mostra Animação

17h

 – Encontro com a Animação – Mulheres na Animação

 – Evento de Networking

19h

 – Curta Mostra Brasil

12/10, sábado

9h

 – Oficina: Direção de Séries de TV, com Fernando Coimbra

10h

 – Laboratório de Roteiros Audiovisuais (Pitching)

14h

 – Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas

Programa 1 – Amar & Pertencer

16h

 – Debate: Como representar o desejo? Como representar o amor?

19h

 – Curta Mostra Brasil

13/10, domingo

10h30

 – Encontro com Realizadores de Filmes

 – 18ª MOSTRINHA

15h

 – Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas

Programa 2 – Amar & Arder

20h

 – Encerramento:

Homenagem Olga Futemma

Exibição de Filme: Retratos de Hideko (1981, direção de Olga Futemma)

Homenagem Edina Fujii (In Memoriam)

Premiação

 

Serviço

Reta final da 19ª Goiânia Mostra Curtas

Local: Teatro Goiânia – R. 23, 252 – St. Central, Goiânia | Programação paralela: R. 3, s/n – St. Central, Goiânia

Data: 11, 12 e 13 de outubro

Entrada gratuita

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp