A 1ª Conferência LGBTQIA+ promovida em Extrema foi um marco importante no calendário municipal, reunindo cerca de 100 pessoas e aprovando 29 propostas que visam promover avanços e melhorias nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura, empregabilidade e enfrentamento à violência. Realizado no Dia Nacional de Combate à Homofobia, o evento contou com a presença de representantes da comunidade LGBTQIA+ e da sociedade em geral, promovendo debates e reflexões sobre os desafios enfrentados por essa população e as possíveis soluções para um Brasil mais acolhedor e livre de violência.
A iniciativa foi promovida pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Coletivo LGBTQIA+ de Extrema, e teve como tema central “Construindo as Políticas Nacionais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. Ao longo do evento, foram realizadas palestras e debates com figuras importantes, como Marcelo Abuchalla, que discutiu sobre envelhecimento e inclusão; Alex Francisco, que trouxe reflexões sobre estereótipos e narrativas LGBTQIAPN+; e Ana Cristina Catelli Mendes, que abordou temas relacionados à justiça social e cidadania.
Além disso, o evento também contou com a participação ativa de mulheres trans e cis, que ocuparam a tribuna para compartilhar suas vivências e reivindicações, contribuindo para a construção de propostas e demandas que foram votadas e aprovadas por unanimidade. Com isso, Extrema se destaca como referência na elaboração de políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+ no Estado de Minas Gerais, ao lado de outros 18 municípios que também realizaram conferências semelhantes em 2025, demonstrando o compromisso com a diversidade, inclusão e direitos humanos.
A 1ª Conferência LGBTQIA+ foi marcada não apenas pela participação expressiva de pessoas interessadas no tema, mas também pela qualidade das discussões e propostas apresentadas, que visam promover a igualdade, o respeito e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. O apoio e engajamento da sociedade civil e das autoridades locais demonstram a importância e a urgência de se promover espaços de diálogo e de construção coletiva de políticas inclusivas e afirmativas.
Ao aprovar as 29 propostas apresentadas durante a conferência, Extrema dá um passo significativo em direção à efetivação dos direitos e da cidadania plena da comunidade LGBTQIA+, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos. A diversidade e a pluralidade respeitadas e valorizadas são fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de respeito mútuo, onde todas as pessoas possam viver livremente e com dignidade, sem medo de discriminação ou violência.
Diante dos desafios e das barreiras enfrentadas cotidianamente pela comunidade LGBTQIA+, eventos como a 1ª Conferência LGBTQIA+ se mostram essenciais para ampliar o debate, sensibilizar a sociedade e promover mudanças reais e efetivas nas políticas públicas e nos comportamentos sociais. A união e a solidariedade entre diferentes grupos e indivíduos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada pessoa possa ser respeitada em sua singularidade e complexidade, sem preconceitos ou discriminações. A luta por direitos iguais e por uma sociedade verdadeiramente democrática e acolhedora deve ser uma pauta constante e prioritária para todas as pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor e mais justo para todas e todos.