1º Passeio Ciclístico do Centraliza, neste domingo, 28, deve reunir mais de mil participantes

Ao confirmar participação, ciclista ganhará pulseira de identificação, cujo número será utilizado no sorteio de vários brindes (Foto: Secom)

Mais de mil pessoas devem tirar as bicicletas de casa e pedalar juntas pelas ruas de Goiânia neste domingo, 28, no 1º Passeio Ciclístico do Centraliza, promovido pela Prefeitura de Goiânia. O evento, que tem a inscrição gratuita e é aberto para pessoas de todas as idades, está incluído em uma série de ações e serviços do programa Centraliza, com o objetivo de valorizar o esporte e a cultura no Centro da capital, em benefícios de todos os goianienses.

A concentração dos participantes será a partir das 15h, em frente ao Grande Hotel, na Avenida Goiás, nº 462, Setor Central. O passeio começará às 16h e terá a presença do prefeito Rogério, que vai suar a camisa pedalando com a população. O percurso tem aproximadamente 15 km, e passará por vários pontos da cidade, como a Alameda dos Buritis, Avenida Perimetral, Contorno do Parque Vaca Brava, Praça Cívica, até voltar ao ponto de origem, no Grande Hotel.

Após o passeio, a população poderá curtir a apresentação da banda Liga Joe, que vai animar os presentes com clássicos de sucesso do pop rock.

As inscrições seguem até o dia do evento, no domingo. Ao confirmar a participação, o ciclista ganhará uma pulseira de identificação, cujo número será utilizado no sorteio de vários brindes. Essa pulseira deve ser retirada na Secretaria Municipal dos Esportes, na sexta-feira, 26, das 8h às 18h, no sábado, 27, das 8h às 12h, ou no dia do evento, em frente ao Grande Hotel. Vale lembrar que as primeiras 500 pessoas a se inscreverem ganham uma camiseta exclusiva. Para se inscrever, acesse o site.

Titular da Secretaria Municipal de Esportes, Danilo Rabelo destaca o sucesso inicial do passeio ciclístico, que teve mais de 400 inscritos em apenas três dias. Ele lembra que não se trata de uma competição, mas de um evento de diversão para todos e em benefício da saúde e da valorização da cultura do pedal, muito presente em Goiânia.

“É para a família goianiense, para todos participarem. Estamos muito felizes com a participação da população, e uma vez por mês estamos fechando a Avenida Goiás para atividades esportivas diversas, como patins, skate, jogo de vôlei, tênis de mesa, pebolim, para que a família tenha a opção de levar seus filhos, jovens, idosos, para que todos possam estar lá praticando esporte, escutando música”, pontua Rabelo.

Pedal Retrô

O 1º Passeio Ciclístico do Centraliza visa celebrar a cultura da bicicleta, meio de transporte que beneficia não só o corpo, mas a mente, e está profundamente ligada à história de Goiânia. Justamente por isso, estarão presentes no evento membros do Pedal Retrô, um movimento de amantes do ciclismo e das bikes clássicas.

Os membros do movimento estarão em bicicletas originais das décadas de 1970 a 1990 e, inclusive, vestidos a caráter, com trajes usados nessas épocas. Segundo Giuseppe Gioia, fundador do Pedal Retrô, o passeio de domingo é uma grande oportunidade de mostrar à população a importância histórica do ciclismo em Goiânia, cidade que já foi tida como a “Capital da Bicicleta”.

“Nada mais grandioso do que a gente andar de bicicleta por essas partes históricas da cidade, como nossos antepassados. É uma grande honra fazer parte desse movimento, desse momento, e mostrar para as pessoas onde tudo começou e como começou. Nós agradecemos à Prefeitura, a todos os que estão desenvolvendo o Centraliza”, comemorou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp