2,5 mil goianos ficaram sem radioterapia contra câncer nos últimos 15 anos

câncer

Um levantamento inédito revelou que aproximadamente 2,5 mil goianos não conseguiram passar pela radioterapia. Esse tratamento oncológico é recomendado para 60% dos casos de câncer.  A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR) estima média de 73 mil pacientes no País sem acesso ao recurso, o que pode ter contribuído indiretamente para mais de 110 mil mortes.

 

Entre janeiro de 2008 e dezembro de 2022, a incidência acumulada de câncer no Brasil foi de 6,2 milhões de casos novos. Neste período, 1,1 milhão de pacientes com câncer não fizeram radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O impedimento está relacionado à falta de acesso a fatores econômicos, políticos e técnicos. 

 

A instituição conseguiu apurar a disparidade de acesso à tecnologias, defasagem da tabela de remuneração, ausência de serviços em alguns estados por conta de número insuficiente do tratamento e má distribuição de aceleradores lineares e dados cumulativos de pacientes com indicação clínica que não recebem radioterapia.

 

O pagamento do tratamento custeado pela rede pública de saúde caiu 43% em uma década. Uma série de outros fatores constam na fórmula negativa, como um limite congelado de pacientes a serem atendidos em todos os 120 municípios brasileiros com esse tipo de serviço mesmo que exista capacidade instalada e falta de prioridade da radioterapia no orçamento.

 

Por outro lado, o Ministério da Saúde só conseguiu instalar pouco mais da metade do total de aparelhos do projeto original em dez anos.  A defasagem da tabela e o teto de atendimento limitam a oferta de recursos técnicos compatíveis com tratamentos mais otimizado com menos sessões e assertivos de radioterapia que possibilitam tratar  a região com câncer e preservando os tecidos saudáveis.

 

Estratégico

 

O Projeto RT 2030 elaborado dela SBR criou um documento com recomendações de intervenções necessárias para atingir a integralidade de acesso para a população até 2030.  Em Goiás, a estimativa é de 10.649 novos casos de câncer até 2030 – quantidade bem acima da previsão feita para 2020, com 7.733 pacientes.

 

A radioterapia utiliza radiações ionizantes, a exemplo de raios-x, que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou, até mesmo, curada. O número de aplicações varia de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente. 

 

Fonte: SBR

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos