27ª Parada Livre de Porto Alegre: Diversidade e Celebração LGBTQIAP+

A Parada Livre de Porto Alegre atinge sua 27ª edição neste domingo, com a expectativa de receber mais de 100 mil pessoas, de acordo com os organizadores do evento. Além das apresentações artísticas, a parada contará com uma variedade de serviços e ações destinadas à população LGBTQIAP+.

O evento está marcado para iniciar às 12h no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção. Dentre as atrações, estão programados shows artísticos e uma série de serviços e atividades. A organização ressalta a diversidade de público presente, que inclui tanto a comunidade LGBTQIAP+ quanto seus apoiadores e moradores locais.

A tradicional marcha da Parada está agendada para as 16h e percorrerá todo o Parque Farroupilha. Já os shows continuam até as 22h, proporcionando entretenimento e celebração para todos os participantes.

O tema escolhido para esta edição é “Stonewall pra Sempre, Ditadura Nunca Mais! Somos Filhas da Luta”, buscando ressaltar a importância da luta pela igualdade e pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+.

Diversas entidades da sociedade civil estão envolvidas na organização da 27ª Parada Livre de Porto Alegre, demonstrando a união de forças em prol da diversidade e da igualdade. Serviços de saúde, como a Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Caist), também marcarão presença no evento, oferecendo informações e materiais ao público durante todo o dia.

Além das atrações artísticas, a Parada contará com a presença de diversos DJs e artistas locais, prometendo muita música e animação para os participantes. O evento terá um impacto significativo no trânsito da região, com bloqueios programados ao longo da Avenida Setembrina e outras vias próximas, para garantir a segurança dos participantes.

Em resumo, a 27ª Parada Livre de Porto Alegre se destaca como um evento multicultural, artístico e de mobilização social, reunindo diversas pessoas em prol da diversidade, inclusão e celebração do orgulho LGBTQIAP+. Uma oportunidade de união e expressão para todos os participantes, que terão a chance de desfrutar de um dia repleto de entretenimento e conscientização.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp