Press "Enter" to skip to content

27º Goiânia Noise Festival começa nesta sexta-feira, 10

Última atualização 08/11/2023 | 12:06

Um dos mais importantes festivais de música do Brasil chega à sua 27ª edição nesta sexta-feira, 10, a partir das 19 horas. Trata-se do Goiânia Noise Festival, evento que reúne 35 atrações até domingo, o evento acontece em shows intercalados em dois teatros do Centro Cultural Martim Cererê.

Entre os destaques da programação estão o ex-baterista dos Ramones, Richie Ramone, o ex-vocalista do Judas Priest, Tim Ripper Owens, e nomes nacionais como o trio mineiro Black Pantera, a cantora carioca Àiyé, os brasilienses do Joe Silhueta e do Ypu e bandas goianas como Black Drawing Chalks, MQN, Rollin Chamas e Mechanics, entre outros.

ESTREIAS INTERNACIONAIS NA CAPITAL

Esta será a primeira vez de Richie Ramone em Goiânia. Baterista dos Ramones, banda precursora do punk rock e um dos nomes mais importantes e influentes do rock mundial, Richie integrou a banda entre 1983 e 1987. O músico entrou no lugar de Marky Ramone e, nesse período, gravou três discos com a banda: Too Tough to Die (1984), Animal Boy (1986) e Halfway to Sanity (1987). Além disso, foi compositor de alguns sucessos da banda, como Somebody Put Something in My Drink, e o único baterista a dividir os vocais com o líder Joey Ramone.

Outra atração internacional do 27º Goiânia Noise também faz sua estreia na cidade. Tim Ripper Owens foi o fã que substituiu o lendário vocalista Rob Halford, quando este deixou Judas Priest por diferenças musicais com os demais membros. Ripper esteve na banda entre 1996 e 2003, gravou dois discos, e sua história ainda inspirou o filme Rock Star, estrelado por Mark Wahlberg e Jennifer Aniston.

Com um alcance vocal extremamente poderoso, podendo alterar entre falsetes e guturais, Tim Ripper Owens está na lista dos 100 melhores vocalistas do heavy metal de todos os tempos e também integrou outras bandas como Iced Earth, Dio Disciples e gravou com o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen.

DESTAQUES DO ROCK BRASILEIRO

Já entre os nomes nacionais da programação do festival, um dos destaques é o trio mineiro Black Pantera. Formado em Uberaba, em 2014, o grupo é um dos nomes mais celebrados do rock brasileiro na atualidade. Com uma mistura de hardcore, groove, funk e thrash metal, o Black Pantera já se apresentou em grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Primavera Sound e foi pré-indicado ao Grammy.

Outra atração nacional é a cantora carioca Àiyé. Ex-baterista das bandas de Paulinho Moska e Marcelo Yuka, ela lançou esse projeto em 2020 e teve seu disco de estreia, Grativeras, eleito um dos melhores do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Musicalmente, Àiyé une os synths e santos, pista e terreiro, beats e orixás.

GOIANOS NO PALCO

Os goianos da Black Drawing Chalks também se destacam na programação do 27º Goiânia Noise Festival. Com quatro discos lançados, já ganharam e foram indicados a prêmios na MTV, Multishow e na revista Rolling Stone (que elegeu My Favorite Way a melhor música de 2009). Com turnês pelos EUA e Canadá e participação no Lollapalooza de 2012, já tocaram também ao lado do Motorhead, Eagles of Death Metal e Black Label Society.

DIVERSIDADE

A programação traz ainda outros nomes e uma diversidade de bandas mais novas, entre revelações e apostas. Uma curiosidade do Noise é que, numa mesma noite, é possível ver artistas dos mais diferentes estilos, linguagens e pesos.

O festival não segmenta as noites por gênero musical e sempre primou por uma programação bem diversa e que instigue o público a conhecer novos artistas, novos sons e a sair um pouco de sua zona de conforto auditiva.