Press "Enter" to skip to content

28 de março: a Quinta-Feira Santa mais movimentada de todos os tempos na política goiana

Nunca antes na história do estado de Goiás houve uma Quinta-Feira Santa tão agitada como a deste ano. Pelo menos no cenário político, onde três lideranças de diferentes partidos fizeram movimentos que impactaram a pré-campanha para a Prefeitura de Goiânia. A começar pelo ex-deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, que aceitou convite do governador Ronaldo Caiado (UB) e concorrerá ao Paço Municipal como representante da base aliada ao Palácio das Esmeraldas.

Além de Mabel, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) também confirmou, nesta quinta, 28/3, sua pré-candidatura a prefeito da capital. Fez o anúncio por meio de vídeo postado em suas redes sociais, onde estava ao lado do presidente nacional do partido, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Agora, Vanderlan tem a missão de montar chapa competitiva para a Câmara Municipal – a título de ilustração, a vereadora Lucíola do Recanto, que era filiada ao PSD, avisou que disputará a reeleição pelo MDB.

O dia também foi de retirada de pré-candidatura – e talvez tenha sido este o fato mais, digamos, “melancólico” desta quinta-feira. Ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB) informou que dava fim às articulações para tentar viabilizar seu nome como o candidato “caiadista” à Prefeitura de Goiânia.

A impressão é de que o quadro onde a pré-candidatura de Jânio estava inserida já estava por demais envolto por uma nuvem de constrangimento. Desde que veio à tona a possibilidade de ele enfrentar as urnas com o apoio do governo estadual, o ex-prefeito de Trindade acompanhou sondagens feitas a outros nomes para ocupar o mesmo posto, como o da advogada Ana Paula Rezende Craveiro, filha do ex-prefeito Iris Rezende; do senador Wilder Morais, presidente regional do PL; e do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti. Jânio deve voltar-se agora às suas empresas e, nas próximas semanas, à campanha à reeleição do prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB).