Press "Enter" to skip to content

2,8 mil motoristas devem fazer reciclagem para evitar suspensão da CNH

Pelo menos 2,8 mil condutores de caminhão, ônibus e carreta (categorias C, D e E) que têm entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem evitar a suspensão com curso de reciclagem preventiva. A medida foi lançada ontem no Palácio das Esmeraldas pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e pelo presidente do Detran-GO, Manoel Xavier e começa a valer dia 1º de março.

O programa tem o objetivo de evitar que o condutor atinja os 20 pontos e perca o direito de dirigir por um ano. O motorista que optar pela reciclagem terá a pontuação zerada após pagamento de taxa no valor de R$ 116,61 e conclusão do curso de trinta horas-aulas. De acordo com o presidente do Detran, a iniciativa contribui para a segurança no trânsito e evita que motoristas profissionais percam o emprego. “A reciclagem preventiva ajudará motoristas profissionais a, e retirar a pontuação, evitando a suspensão de sua CNH ao atingir 20 pontos”, explica Xavier.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Goiás (Sindittransporte), Alberto Magno apoia a iniciativa do governo e diz que o programa vai ajudar a resolver um problema social. “O condutor que tem a carteira suspensa pode ser demitido por justa causa, de acordo com a legislação. Então, essa iniciativa ajuda a conscientizar o motorista e garante emprego e renda os profissionais da estrada. Essa medida vem resolver um problema não só de trânsito mais social”, avalia.

O programa não vale para os 27.348 condutores goianos de carro e moto (categorias A e B) com 20 pontos ou mais, não anula multas e o condutor só poderá se beneficiar da medida uma vez a cada 12 meses. Para fazer o curso, os interessados deverão ir a qualquer unidade do Vapt Vupt, pagar a taxa e escolher o melhor plano de aulas, que terá turmas aos finais de semana.

Patrícia Santana