Press "Enter" to skip to content

28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ reúne 50 mil pessoas em Goiânia

Última atualização 26/06/2023 | 17:17

A 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, que contou com apoio da Prefeitura de Goiânia, reuniu cerca de 50 mil pessoas na região central da capital. O tema deste ano foi “Transfobia mata!, Acolher, Proteger e Respeitar”, e marcou o encerramento da Semana Municipal da Diversidade, dentro do Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O evento foi o principal da Semana Municipal da Diversidade. Os participantes percorreram trajeto que se iniciou na Praça Cívica, desceu a Avenida Araguaia, passou pela Avenida Paranaíba e, em seguida, subiu pela Avenida Tocantins em direção ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde estava montado o palco para as atrações. No local, a Prefeitura de Goiânia promoveu o Show de Todas as Cores, com a presença de artistas da cidade e participação especial de Kaya Konky, cantora do meio LGBTQIAPN+.

“Esse é um movimento social e político onde é solicitada a inclusão e reivindicada várias ações pelo poder público. O mais importante é a gente promover a inclusão de cada uma dessas pessoas que participaram deste evento”, afirmou o titular da Secult, Zander Fábio.

De acordo com o superintendente LGBTQIAPN+ de Goiânia, Adriano Ferreto, a prefeitura ofereceu toda a estrutura do evento, como palco, banheiros e trios, além de segurança, com apoio da Polícia Militar. Além disso, as atrações fizeram parte do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores, maior programa de fomento cultural do país.

“Foi um evento histórico. É a primeira vez que a Prefeitura de Goiânia apoia de fato o evento da forma como foi feito, com o suporte da Secult e das demais pastas da administração do prefeito Rogério Cruz. A gestão já entrou para história pela realização da melhor parada dentre essas 28 edições”, afirmou Adriano Ferreto.

Comemorações

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Goiânia realizou a Semana Municipal da Diversidade, comemorada entre os dias 17 e 24 de junho. A programação contou com oficinas, peças de teatro, shows de standup e atrações musicais. O evento faz parte do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

Nos oito dias de programação, foram realizados eventos como oficinas de vogue, perucas e maquiagem, peças de teatro com temática LGBTQIAPN+, apresentações humorísticas, artísticas e musicais. Os artistas escalados residem na capital, o que é mais uma forma de estimular a cultura local. “Estamos estimulando a democracia cultural na nossa cidade. O Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores é um exemplo disso. Estamos fazendo história a cada ação. Os artistas que estão na programação trabalham, vivem da arte e fazem ela acontecer em Goiânia”, pontuou Zander.