Última atualização 25/08/2024 | 21:02
Com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, a segunda edição da Caminhada do Bem celebrou de forma antecipada, no domingo, 25, o Dia Nacional do Voluntariado. A iniciativa é promovida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para lembrar a data, presente no calendário brasileiro em 28 de agosto. “Foram mais de mil litros de leite doados pelos participantes na edição passada e, tenho certeza, vamos conseguir arrecadar muito mais esse ano. Vamos levar os donativos a todas as entidades conveniadas com a OVG”, informou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Cada participante doou seis litros de leite no ato da inscrição. Pelo segundo ano consecutivo, a primeira-dama, que também é presidente de honra da OVG, esteve à frente da caminhada, conversando com os voluntários e comemorando os números positivos conquistados pela entidade desde 2019. “Os programas da OVG cresceram 600% nestes cinco anos. Temos atendido todos os que mais precisam”, disse ela. “O voluntariado tem sido peça fundamental no trabalho social de Goiás. Como voluntária que sou, acredito que podemos de fato construir caminhos para um futuro melhor. Acredito que ninguém faz nada sozinho. É uma alegria enorme estar aqui celebrando”, concluiu.
Os participantes receberam um kit com squeeze, viseira, loção reidratante, protetor solar e uma camiseta exclusiva do evento, simbolizando sua contribuição para uma causa nobre. Ao som de um trio elétrico, não faltou animação por parte da turma que chamou a atenção durante o trajeto de cinco quilômetros, entre a sede da OVG, no Setor Bueno, e a Praça Cívica, destino final.
Sensibilidade
A voluntária Graça Coutinho caminhou ao lado da família. “É importantíssimo a gente participar e ser mais sensível com os problemas da comunidade, e a caminhada traz essa mensagem. A arrecadação de leite, junto com nossa motivação e exemplo, contribui muito para outras pessoas se sensibilizarem e procurarem fazer parte”, relatou.
Diretora geral da OVG, Adryanna Caiado informou que este ano o número de participantes triplicou em relação a 2023. “Esperamos que o ano que vem tenha mais gente ainda, com mais doações, e também mais gente se cadastrando para ser voluntário”, declarou. A OVG é referência no trabalho humanitário em Goiás. Atualmente, tem parceria com 196 instituições sociais para o encaminhamento de pessoas que querem participar de ações de voluntariado.
Voluntariado
Desde 2019, a OVG já capacitou 15 mil pessoas, de 162 municípios goianos, para o trabalho voluntário. A Organização ainda realizou 272 ações de promoção do voluntariado e encaminhou essas pessoas para entidades sociais parceiras de todo o estado.
A conclusão da Caminhada foi marcada por atividades de bem estar na Praça Cívica e uma homenagem a quatro voluntários que representaram todos os demais cadastrados na entidade: Ione Alves, que participa da distribuição de marmitas a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do programa Asas Solidárias; Diogo da Silva, advogado que presta assessoria jurídica no projeto Consultoria do Bem; Francine do Couto, que faz atendimento odontológico em entidades como o Centro de Idosos; e Marcelo Nunes, artista que desenvolve pinturas infantis em eventos sociais.