2ª etapa do Canto da Primavera tem início nesta quarta (4)

O Canto da Primavera 2017 recomeça nesta quarta-feira, dia 04, com grandes shows de artistas nacionais e regionais em Pirenópolis.   A segunda semana de programação da 18ª edição do evento promete muita música de qualidade e animação.

Mart’nália é uma das atrações nacionais previstas. A cantora se apresenta na sexta-feira, dia 6, no Cavalhódromo. Também integram a lista de atrações Marcos Valle & Azymuth, Marco Lobo Quinteto e Paula Santoro, e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha, com participação especial das cantoras Mariene de Castro, Mariana Aydar, Silvia Pérez Cruz.

A Mostra de Música de Pirenópolis também prepara o show de mais 15 artistas regionais e ainda sete oficinas. Quem quiser aproveitar para aprender ou aperfeiçoar suas habilidades musicais poderá participar de oficinas de bateria, baixo, percussão, voz, sax e flauta, teclado e música infantil.

O superintendente executivo de cultura do estado de Goiás, José Eduardo de Morais, comentou com satisfação a realização de de mais uma edição do evento e destacou a chegada da Mostra de Música à sua maioridade. José Eduardo avaliou que o Canto da Primavera amadureceu ao longo dessas quase duas décadas e que tem procurado estar cada vez mais sintonizado com as demandas do segmento musical goiano e também do público.

Em sua análise, José Eduardo de Morais, que acompanhou a criação do Canto da Primavera desde o início, também pontuou que percebe uma mudança significativa no cenário musical goiano como um todo, que se deve, entre outros aspectos, à expressão que o evento foi ganhando gradativamente ao longo dos anos. “A gente percebe que houve um crescimento da área musical no nosso estado ao longo desses 18 anos e que o Canto da Primavera é um grande contribuinte dessa mudança”, reforçou.

De acordo com o superintendente estadual de cultura, essa transformação no cenário também fez com que a Mostra de Música fosse ampliada. “Tivemos que passar a Mostra para duas semanas desde o ano passado, porque uma semana só não estava sendo suficiente para atender à demanda”. José Eduardo explicou que essa mudança é em função do aumento do número de artistas regionais, mas também do próprio público. Segundo o superintendente, há um desejo de tornar o evento cada vez mais acessível também aos participantes, que passam então a contar com mais opções de datas para acompanhar os shows e atividades oferecidas.

Canto da Primavera 2017 
2ª semana – de 4 a 8 de outubro
Pirenópolis, Goiás
Acesse a programação completa aqui

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp