30 anos do clipe de Michael Jackson no Pelourinho: memórias de baianos que participaram

30-anos-do-clipe-de-michael-jackson-no-pelourinho3A-memorias-de-baianos-que-participaram

Trinta anos de Michael Jackson no Pelourinho: ‘foi incrível’, ‘honra’, ‘maior astro pop’, dizem baianos que participaram de clipe

Passagem do cantor por Salvador marcou a cultura pop mundial e segue viva na memória de fãs que participaram do momento. O DE conversou com alguns deles.

Há 30 anos Michael Jackson gravava clipe histórico no Pelourinho

Há 30 anos Michael Jackson gravava clipe histórico no Pelourinho

Há quase 30 anos, Salvador virou palco de um dos momentos mais emblemáticos da cultura pop mundial. Era 9 de fevereiro de 1996. Michael Jackson desembarcou na capital baiana e reuniu uma multidão no Pelourinho para gravou cenas do clipe “They Don’t Care About Us”, eternizando o Centro Histórico da capital baiana na história da música.

A produção audiovisual é a segunda mais assistida no canal oficial do artista no Youtube, com mais de 1 bilhão de visualizações. Foram 200 músicos do Olodum e 5 mil espectadores, segundo estimativa passada pela Polícia Militar, na época. O DE conversou com algumas dessas pessoas, que refletiram sobre o momento e contaram como ele mudou suas vidas.

Em Salvador, o Rei do Pop se sentiu em casa. Com o Olodum, fez um verdadeiro protesto contra a opressão, racismo, violência institucional e desigualdade social. Denunciou como os grupos marginalizados eram ignorados pelo sistema — governos, polícia, imprensa e elites.

Bira Jackson tocou com Michael Jackson no Pelourinho — Foto: Reprodução/TV Globo
Antes da gravação, a maioria das pessoas que participaram do clipe não imaginavam que um dia poderiam conhecer o cantor norte-americano. Bira Jackson, percussionista do Olodum, não acreditou quando percebeu que o astro fazia os passos conhecidos mundialmente a centímetros do seu tambor.

Percussionista do Olodum, Bira conta como foi tocar com Michael Jackson
Atualmente com 54 anos, o baiano conta que antes de Michael chegar ao Pelourinho, a presença de um sósia deixou os fãs em êxtase. A ansiedade era um sentimento que a maioria das pessoas que estavam lá apresentava.

Jeison Wilde dançou com Michael Jackson quando criança — Foto: Reprodução/TV Globo

O clipe de “They Don’t Care About Us” foi gravado em dois lugares. Primeiro em Salvador e depois na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.

Três décadas depois, o que ficou no Pelourinho foi mais do que um clipe de sucesso mundial. Ficou a lembrança de um encontro raro entre a maior estrela do pop e a força cultural de um povo que transformou tambor, dança e resistência em linguagem universal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp