315 novos professores concursados começam estágio probatório

315 novos professores concursados começam estágio probatório

A secretária da Educação, Fátima Gavioli participou da abertura do 1° Encontro de Formação dos Professores Ingressantes na Rede Pública Estadual de Educação (Estágio Probatório), que teve como tema  “Aprender Para Promover Aprendizagens”.

O evento foi no auditório da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) para acolher, apoiar e qualificar a prática docente dos profissionais que estão ingressando na rede estadual de ensino.

A formação, que começou nesta quarta-feira ,19, e prossegue até sexta ,21, é direcionada aos 315 novos professores da rede (nível III), aprovados em concurso público realizado no ano passado. Eles assumiram a função no mês de junho último.

Durante o encontro, a secretária Fátima Gavioli deu as boas-vindas aos novos profissionais e destacou a importância do diálogo dentro da Seduc.

“As portas do gabinete sempre estarão abertas para vocês que estão chegando agora”, afirmou.

PROFESSORES CONCURSADOS

A secretária lembrou, ainda, a importância do concurso público, que atendeu a uma reivindicação muito antiga da categoria. Ela destacou também que os novos professores efetivos vão encontrar uma rede organizada, bem cuidada e que respeita o trabalho dos servidores.

“Cada um de vocês tem um papel muito importante em sala de aula, pois vocês são capazes de mudar a vida das pessoas e transformar destinos”, comentou a secretária, lembrando que a rede pública estadual de ensino precisa continuar sendo a melhor do país.

NOTEBOOKS E KITS ESPORTIVOS

Fátima Gavioli falou ainda sobre os benefícios da carreira de professor na rede pública de Goiás, citando o Auxílio-Aprimoramento como uma das conquistas profissionais.

No primeiro dia de formação, os novos ingressantes também foram informados de que retornarão às salas de aula com um notebook novo. A iniciativa busca colaborar na execução das atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula.

“No ano passado, o Governo de Goiás adquiriu mais de 23 mil equipamentos para distribuição aos professores. Nós iniciamos a entrega no mês de maio e vocês, agora, também serão beneficiados”, ressaltou a secretária de Educação de Goiás.

Fátima Gavioli também deu uma boa notícia para os professores de Educação Física que, a partir do mês de agosto, estarão recebendo novos kits de material esportivo em suas unidades escolares.

CALENDÁRIO DE CONVOCAÇÃO

O primeiro chamamento do Concurso Público da Seduc incluiu a convocação de 1.262 candidatos. Os aprovados foram divididos em quatro turmas e a formação que está sendo realizada esta semana é direcionada à turma 1.

As próximas turmas participarão no encontro formativo nos meses de agosto, setembro e outubro. O 1° Encontro de Formação dos Professores Ingressantes na Rede Pública Estadual de Educação (Estágio Probatório) prossegue até sexta-feira ,21, com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, reuniões e apresentação dos planos de trabalhos da Seduc.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos