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36% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia no transporte público

Última atualização 26/08/2023 | 13:07

Cerca de 36% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia em deslocamento para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo. A conclusão é do levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 2.019 pessoas entre 1º e 5 de abril deste ano.

Metade das pessoas ouvidas afirmam ter a qualidade de vida afetada pelo tempo gasto no transporte, tendo estresse o sintoma mais recorrente. Os mais afetados pela demora são os trabalhadores, onde 60% relatam chegar atrasados no trabalho. Outros 32% relatam terem recursado ofertas de emprego e 10% trocado de posto devido ao percurso.

Alguns dos entrevistados relataram que a demora no transporte público cresceu após a pandemia, devido a diminuição de rotas fornecidas pelas companhias.

Carros de aplicativo

Para diminuir o tempo de espera e, também, no que esperam dentro do ônibus, os usuários tendem a recorrer outros meios de transporte. Um estudo do CNI, publicado no começo deste mês, mostrou que o público tem preferência em utilizar carros por aplicativo a serviços públicos de transporte.

De acordo com o levantamento, 64% dos usuários consideram o serviço oferecido por empresas como Uber e 99 como boas ou ótimas. O segundo melhor avaliado é o metrô, que possui 58% de aprovação. Na sequência, aparecem trem, táxi e ônibus. Esse fica em 29% de avaliações positivas.

No quesito custo-benefício, o transporte privado também lidera. A maioria considera ser mais vantajoso viajar com os motoristas de aplicativo a enfrentar outras formas de locomoção.

Transporte em Goiás

Apesar da preferência pelos automóveis, o ônibus é o meio de transporte coletivo mais utilizado frequentemente utilizado pela população. Em Goiás, porém, mostrou uma decaída no número de usuários no ônibus.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), mostram que, entre 200 e 2019, o número de pessoas na capital que utilizam o transporte público decaiu de 37,7% para 37,1%. Já em outros tipos de mobilidade, 59,6% dos goianos passaram a utilizar transporte individual enquanto o transporte por bicicleta aumentou para 12%.