36º Encontro Internacional de Astronautas em Mogi das Cruzes: Sonhos lunares e plantio em Marte

36o-encontro-internacional-de-astronautas-em-mogi-das-cruzes3A-sonhos-lunares-e-plantio-em-marte

Sonho de pisar na lua, plantio em Marte: encontro internacional reúne exploradores espaciais

Evento vai até sexta-feira em Mogi das Cruzes (SP). Jovem de 19 anos que esteve na abertura do congresso diz que será o primeiro brasileiro a pisar na Lua; brasileira cria técnica de plantio em Marte.

Mogi das Cruzes recebe 36° encontro internacional de astronautas

A 36ª edição do Encontro Internacional de Astronautas (ASE) acontece até sexta-feira (7), em Mogi das Cruzes. O evento reúne astronautas, cosmonautas e taikonautas de 20 países para uma semana de conteúdo técnico, networking global e atividades culturais.

O estudante Athos Massafera Barros, de 19 anos, esteve presente na abertura do congresso. Esse é um dos passos que ele segue para realizar seu sonho: ser o primeiro brasileiro a chegar à Lua.

Para realizar esse objetivo, Barros já traçou algumas metas. O jovem participou e ganhou com a sua equipe, o primeiro lugar de Minas Gerais da Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat).

Não é só Barros que pensa em formas de vida fora da Terra e aproveita a oportunidade em Mogi das Cruzes para divulgar seu trabalho. A astrobióloga, Rebeca Gonçalves, estuda sobre agricultura em Marte.

Apesar da complexidade dos assuntos abordados durante o congresso, Julie Payett que é a presidente da Association of Space Explorers (ASE), que organiza o evento, afirmou que o objetivo de tudo isso é a paz.

O evento começou na segunda-feira (3), a abertura e os trabalhos técnicos acontecem em um resort em Mogi das Cruzes. O Museu Catavento em São Paulo recebeu um coquetel e uma exposição e a cerimônia de encerramento será no Auditório Simón Bolívar no Memorial da América Latina na capital.

Como única associação profissional global de astronautas, a Association of Space Explorers (ASE) promove a exploração espacial responsável e o intercâmbio entre países e setores.

De acordo com a ASE trazer o Planetary Congress ao Brasil cria uma plataforma inédita de visibilidade e relacionamento para universidades, empresas e governos, conectando inovação, sustentabilidade e educação com impacto direto na formação de talentos e no ecossistema de ciência e tecnologia.

Para o meio empresarial, o evento é uma oportunidade estratégica de posicionamento e acesso a parcerias e tecnologias globais.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp