3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia tem início nesta sexta-feira

Desde o início do século XIX, quando as primeiras famílias circenses chegaram ao Brasil, um mundo de magia e fantasia se revelava por debaixo da lona de um circo. E com intuito de valorizar esta tradição do dia 23 de fevereiro a 11 de março acontece o 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia. A extensa programação envolve espetáculos, oficinas, seminários e uma proposta de Museu Iconográfico do Circo em Goiás e todas as atividades serão gratuitas.

O Festival reúne mais de 10 espetáculos voltados ao público de todas as idades. O Despertar da Primavera, da Anthropos Cia de Arte, abre a programação nesta sexta-feira (23), e o palhaço Biribinha volta a Goiânia no domingo (25), com Magia, um solo de circo teatro que se utiliza de ilusionismo e muito humor para falar sobre a vida e os momentos de dor e alegria. Assim, ressalta o idealizador do projeto Constantino Isidoro “No estado de Goiás as famílias circenses representam parcela da história do circo no Brasil e é preciso reconhecer sua importância”, afirma.

O evento reúne os circos Wembley, Oriental e Metrovich para um grande espetáculo que revisita números circenses tradicionais no domingo, às 16 hloras, no Circo Laheto. E a Escola Nacional de Circo (RJ) fecha a programação com Pancetum e a Caixa Mágica, espetáculo que leva o público para embarcar numa viagem com destino ao universo paralelo repleto de magia onde tudo é possível. O Circo Garcez, Panamericano, grupos Asas de Picadeiro, Boca do Lixo (Anápolis) e a palhaça Caçarola, da artista Rita Alves também estão presentes na programação.

Além disso, serão realizadas oficinas voltadas à temática circense, as técnicas básicas para construção do personagem e esquetes de palhaço e elaboração de números circenses vai ser ministrada pelo palhaço Biribinha. Oficina de contorcionismo, acrobacias e duo no trapézio por artistas da Escola Nacional de Circo (RJ). O palhaço e a contação de histórias pelo ator e diretor Arilton Rocha e Técnicas Circenses pela equipe do Laheto. As oficinas ocorrem no Circo Laheto e Instituto de Educação de Goiás (IEG) em horários variados que estão disponíveis na  programação geral e também são gratuitas, sendo que as inscrições podem ser feitas pela internet.

Foto: reprodução
  • Museu Iconográfico 

Uma das frentes de ação do 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia é a construção do Museu Iconográfico do Circo em Goiás. Produzido num trailer, lembrando as casas dos viajantes circenses, a ideia não é vê-lo acabado, mas sim dar início a registros de imagens e audiovisuais sobre a história do circo tradicional. Ativar a memória e fazer um resgate de lembranças é lidar com emoções. O museu iconográfico vai ser itinerante, acompanhando a programação do festival e logo depois vai ficar fixo no Circo Laheto.

  • Seminários

Dentro do Festival, o III Seminário de Artistas do Circo vai ser ter um espaço de discussão de temas que envolvem a área circense. A importância do artista circense, políticas públicas de fomento ao circo e relatos de vivências serão alguns dos temas abordados. Ocorre em dois dias, 24 e 25 deste mês, no Circo Laheto. Evento de foi realizado pela última vez em2014, o 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia só é feito graças ao fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia.

A maior parte da programação ocorre no Circo Laheto e escolas municipais. Confira mais informações:

-Espaço Sonhus: Rua 18, Setor Central – anexo ao Colégio Lyceu, em Goiânia;

-Circo Laheto: Avenida H, Parque da Criança – Jardim Goiás, em Goiânia;

-Instituto de Educação de Goiás (IEG): Avenida Anhanguera, em Goiânia;

-Escola municipal Barbara de Souza Morais: Avenida Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, em Goiânia;

-Escola Municipal Lions: Rua Colômbia – Vila Maria Luiza, em Goiânia.

-Facebook: https://www.facebook.com/festivalfamiliasdecirco/

-Instagram: https://www.instagram.com/festivalfamiliasdecirco/

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp