São Paulo – Durante três dias, à convite do Mega Polo Moda Shopping, o Diário do Estado foi convidado para participar de uma press trip, sobre moda e negócios, em uma das regiões de maior consumo de São Paulo, o Brás. Uma verdadeira imersão no universo atacadista, dentro do maior shopping voltado para este seguimento e que, a moda é tratada como um assunto sério. Esta press trip também marca a 25ª edição do Mega Fashion Week que apresentou os lançamentos de Verão 2019 contando com a participação de cerca de 400 marcas que fazem parte do portfólio do MPM. A cobertura do evento reuniu jornalistas convidados de vários estados para acompanhar as palestras, seguidas de um desfile, ambientadas em meio ao clima mediterrâneo com um cenário temático inspirado na Ilha de Capri, na Itália. Experts da moda nacional como Arlindo Grund, consultor de moda e um dos apresentadores do programa Esquadrão da Moda (SBT), Dudu Bertholini, estilista e jurado do Programa Amor e Sexo (Globo), e Mônica Salgado, ex-editora da revista Glamour, tiveram a missão de comentar de forma bem didática, as tendências da estação e o jeito correto de como montar e usar um look. Focaram em temas como o jeans, sob diferentes lavagens iniciando pelo denim bruto e chegando ao completo destroyed – e nas listras, que podem ser misturadas entre si, assim como as estampas. O formato dos desfiles, propõem uma moda acessível para todos, em especial as mulheres plus size.
O mix de estampas é uma tendência forte para o Verão 2019 e foi apresentada durante o Mega Fashion Week.
Nas dicas de Arlindo Grund, por exemplo, ele ressalta que as mulheres plus size, não devem ter medo de ousar com as listras. “Se antigamente essas estampas eram restritas somente as mulheres com esse perfil, hoje são ideais para ressaltar as formas do corpo’, comenta. Dudu Bertholini também fez um apanhado geral sobre as estampas misturando várias cores e formas de estamparia que, segundo ele, resulta em um “choque de estampas”. Depois de assistir as palestras, a sensação que dá é de correr para uma das lojas do Mega Polo Moda mais próxima e comprar todas as peças que foram desfiladas na passarela.
A passarela do Mega Fashion Week era inspirada na Ilha de Capri, na Itália.
Brascol – Enquanto isso, paralelo ao Mega Polo Moda, Sr Antônio Almeida, Superintendente da Brascol, maior atacadista e distribuidor de produtos no segmento bebê e infanto-juvenil, da América Latina, recebeu os jornalistas para conhecer as atividades da empresa. A Brascol já está no mercado há 30 anos e sempre buscou formas eficazes de facilitar o relacionamento entre clientes e consumidores. Como por exemplo, a implantação de um modelo inédito de negócio no setor atacadista com foco nas lojas de fábricas. Uma mega store (composto por um prédio de cinco andares com diversas marcas, incluindo grifes próprias da Brascol, para bebês, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que possibilita aos clientes comprar diretamente da fábrica, aumentando o mix de produtos, a competitividade dos preços e a negociação nas formas de pagamento.
Sr Antônio Almeida, superintendente da Brascol e a sua visão para o futuro e a tecnologia.
Moda e negócios – Os participantes da press trip também tiveram a oportunidade de entender melhor como funciona o mercado atacadista através dos negócios. No Mega Polo Moda, fomos recebidos por Sr. Adelino Barbosa, Diretor Comercial Corporativo, que apresentou as ações para criar conteúdo para os lojistas, os estudos de marketing e as soluções criativas para ganhar dinheiro com as vendas. Já Brascol, investe na tecnologia de ponta destacando-se como a primeira empresa do setor de moda atacadista a implementar a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) otimizando a logística da compra. Também possui um e-commerce para lojistas, com a finalidade de tornar mais ágil a reposição automática de produtos entre os varejistas.
Sr. Adelino Barbosa, Diretor Comercial Corporativo do Mega Polo Moda, trata a “moda” como um assunto sério.
Mega Polo Moda Goiânia – A inauguração do Mega Polo Moda Goiânia está prevista para o segundo semestre de 2018, no entanto, marcas do mercado atacadista já confirmaram presença no mega shopping, que promete ser o maior centro de compras da região, entre elas: Lilly Belle, Cora Canela, Lady Rock, Villon Jeans, Reportagem Jeans, Girraz, Maria Dondoca, Say So, Be Rock e Be Free. Grifes goianas como Manga Rosa, Carmezim, In Use, Balada, Di Paula Moda Fitness, Kadoche, Sante Shoes, Kenal Camisetas, Rima’s e Lana Rosa também integrarão o empreendimento, que é o primeiro fora de São Paulo, uma iniciativa da EBM Propriedades e da Terral Shopping Centers focada na consolidação de Goiânia como polo atacadista de moda no Brasil. O Mega Polo Moda Goiânia será totalmente térreo, numa área superior a 22 mil metros quadrados, com 289 lojas, hotel, área de eventos, praça de alimentação, segurança 24 horas, climatização, além de mais 647 vagas para carro e 182 para motos e o maior estacionamento rodoviário da região. “Vamos oferecer a melhor infraestrutura em shopping atacadista da região, com diferenciais únicos. O Mega Polo nasceu como uma nova proposta para o atacado”, afirma o gerente da EBM Propriedades, Marcos Blanche.
O colunista Márcio Garcês viajou até São Paulo à convite do Mega Polo Moda. Agradecimentos Agência Cartaz. Fotos divulgação.