Última atualização 22/05/2022 | 10:36
Com a chegada do frio, muitas pessoas acabam ficando mais tempo em casa e isso pode refletir no preço da conta de energia.
Isso acontece, por que as pessoas passam mais tempo no chuveiro para aproveitar o banho quente, usam máquinas de secar e utilizam os eletrodomésticos por longas horas. Com isso, as contas de energias tendem a ter um aumento significativo nos seus valores.
Sendo assim, separamos 5 dicas de como você pode economizar sua energia nesse período frio.
A primeira é para o uso do chuveiro elétrico. É sempre bom ficar o menor tempo possível com ele ligado, pelo fato de que um chuveiro de potência de aproximadamente 5.500W – ligado por 15 minutos para uma família de 4 pessoas – gasta o que seria equivalente a 400 lâmpadas de LED de 13W ligadas por uma hora. Isso aumenta aproximadamente em R$100 no boleto de energia.
A segunda dica que temos é para o uso da geladeira. É sempre bom evitar ficar abrindo a porta de forma repetitiva durante o dia, verificar se a borracha de vedação não está com problema, não utilizar a parte de trás do aparelho como varal e reduzir a potência de resfriamento quando estiver em dias frios.
Terceira orientação vai para as máquinas de lavar e secar. Elas são uma das campeãs em consumo de água e energia. Por isso, a recomendação é de que sempre utilize a capacidade máxima.
Um observação sobre as máquinas de lavar, especificamente, é ficar sempre de olho na quantidade de sabão para que evite ficar enxaguando várias vezes.
Quarta dica vai para opção Stand-by. É sempre melhor desligar ou tirar o eletrodoméstico da tomada, quando ele não estiver sendo utilizado.
É a última dica está na hora que for adquirir o eletrodoméstico. Nessas ocasiões, sempre procure os que tiverem menor consumo e que contenham o selo do Procel (para os nacionais) ou Energy Star (nos importados).