5 sinais de que você pode ter tido Covid e não soube 

Por conta da nova variante Ômicron e da ausência de sintomas, identificar a contaminação com a Covid tem sido difícil.

5 sinais de que você pode ter tido Covid e não soube 

Atualmente, a descoberta da nova variante Ômicron, fez com que os número de infectados aumentassem em todo país. A ausência de sintomas e manifestações discretas, são alguma das características da nova cepa e isso vem fazendo que muitos sejam contaminados com o vírus sem saberem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vítima assintomática embora não apresente sintomas, pode ser um transmissor em potencial do vírus. De acordo com especialistas, existem sinais que revelam a infecção pela nova variante e podem passar despercebidos:

1 – Sintomas de gripe e resfriados

Há evidências de que a nova cepa, Ômicron, ao contrário das versões anteriores do vírus, causa sintomas mais leves, parecidos com os da gripe. Então, se você não se sentiu doente o suficiente para fazer o teste, pode ter tido Covid-19 e se recuperado sem saber.

2 – Queda de cabelo nos últimos tempos

Se você perceber uma queda de cabelo incomum nos últimos tempos, pode ser porque você tenha tido o vírus. Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet há cerca de um ano, foi descoberto que 22% dos pacientes sofrem de perda de cabelo nos seis meses após a infecção, e as mulheres estão em maior risco.

Os pesquisadores examinaram uma variedade de sintomas de longo prazo do coronavírus e descobriram que 359 dos 1.655 pacientes em Wuhan sofriam de queda de cabelo.

3 – Familiares pegaram Covid

Se todos da sua família pegaram covid, exceto você, pode ser que tenha sido infectado e não soube. Por conta do avanço da vacinação, muitas pessoas contaminadas apresentam sintomas leves ou nenhum sintoma.

4 – Problemas estomacais

Além dos principais sintomas respiratórios da Covid-19, várias pessoas relatam que tiveram diarreia, náusea, vômito e desconforto abdominal. De acordo com um estudo publicado na revista Gastroenterology, para alguns a diarreia pode ser o primeiro e único sinal de infecção.

5 – Erupção cutânea ou infecção nos dedos dos pés

Alguns pacientes têm apresentado alterações na pele muito parecidas com ressecamento e alergia. Conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a palidez na pele, erupções cutâneas, brotoejas, ressecamento da pele e dedos de Covid, também são sinais da doença.c

Embora a erupção cutânea seja um sintoma bem conhecido de alguns vírus, os pesquisadores viram um grande número e variedade de tipos de problemas de pele em pacientes com coronavírus. Em algumas situações, elas aparecem mesmo na ausência de qualquer outro sintoma.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos