Press "Enter" to skip to content

51% acredita em governo Lula melhor que Bolsonaro, segundo Datafolha

Última atualização 02/01/2023 | 07:33

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o posto sob voto de confiança de mais da metade dos brasileiros. Ao todo,  51% dos entrevistados acreditam que ele fará um governo melhor que o do antecessor Jair Messias Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no último sábado,31.

As expectativas sobre o novo mandato de Lula são altas: 49% das pessoas afirmaram que ele fará um governo ótimo ou bom. Por outro lado, 31% acreditam que o petista será pior que o do ex-presidente. Apenas 13% das pessoas afirmou que a nova gestão vai ser igual a dos últimos quatro anos e cerca de 5% não soube opinar a respeito.

A quantidade de pessoas que veem a mudança de gestão como ruim ou péssima chega a 26%. Esse é o maior índice registrado desde 1990, época de Fernando Collor, quando a Datafolha começou a fazer pesquisas relativas aos desempenhos de Presidentes eleitos. Aproximadamente 20% das pessoas avaliaram que Lula terá uma performance regular, e 4% não manifestaram opinião.

A respeito das promessas de campanha 24% acreditam que o presidente eleito irá cumprir todas as promessas feitas durante o período eleitoral e 58% afirmam que somente algumas promessas serão efetivadas neste mandato. Em 2018 quando o Ex-Presidente Bolsonaro foi eleito, as expectativas eram de 65% de uma boa ou ótima gestão. No primeiro mandato de Lula em 2002,  cerca 76% das pessoas acreditavam que seria um governo ótimo ou bom.

Em 20202, as expectativas eram menores que em gestões passadas. Contextualmente, nunca se viu o país tão polarizado e dividido como nas últimas eleições, consideradas as mais acirradas da história. O petista venceu com uma diferença de 1,76%, cerca de pouco mais de 2 milhões de votos, a menor diferença já registrada desde a redemocratização do País.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.026 pessoas maiores de 16 anos, em 126 municípios do País, entre os dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro percentual é de 2 pontos para mais ou para menos.