Press "Enter" to skip to content

55% dos brasileiros acreditam que Lula não cumpriu o que prometeu

Última atualização 19/04/2023 | 09:53

Os primeiros meses do governo Lula (PT) não tem agradado mais da metade dos brasileiros, segundo divulgado pela pesquisa da Genial/Quaest nesta quarta-feira, 19. A pesquisa afirma que 55% da população do país acha que o atual mandatário não tem conseguido fazer aquilo que prometeu durante a campanha presidencial.

Por outro lado, 35% dos entrevistados avaliam que o governo tem entregado aquilo que prometeu, enquanto 9% não sabem ou não responderam.

Quando o questionamento é avaliado pelos sexos dos entrevistados, as mulheres se mostram mais satisfeitas com o governo do que os homens, sendo que 40% delas avaliam que o governo tem entregue o que prometeu. Entre os homens, esse número cai para 30%.

Já na avaliação negativa, os homens lideram, com 60% dos entrevistados dizendo que Lula não está entregando o que prometeu. Entre as mulheres, 51% pensam que o governo não tem entregue.

Com relação à renda familiar, a avaliação positiva do governo é maior entre aquelas que recebem até dois salários mínimos, com 42%. No entanto, na mesma faixa de renda, 48% consideram que Lula não tem conseguido fazer o que prometeu.

Entre aqueles que ganham mais de dois a cinco salários mínimos, 58% consideram que Lula não tem conseguido fazer aquilo que prometeu, enquanto 32% responderam que o governo tem entregue.

E para aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos, o percentual pessimista é maior, 62% dizem que Lula não tem conseguido fazer suas promessas, enquanto 31% reconhecem entregas por parte do governo.

Para quem votou em Lula no segundo turno, 64% dizem que o presidente tem cumprido suas promessas, enquanto 26% dizem que não. Por outro lado, entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 84% dizem que Lula não está conseguindo fazer aquilo que prometeu. Neste grupo, apenas 9% responderam que o presidente está conseguindo.

Dos que votaram branco, nulo ou não foi votar, 57% avaliam que Lula não tem conseguido realizar as promessas e 32% responderam que ele tem conseguido.

A pesquisa realizou 2.015 entrevistas, entre os dias 13 a 16 de abril, com eleitores de 16 anos ou mais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas face-a-face por meio da aplicação de questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais.

A Genial/Quaest elencou algumas realizações do governo Lula e questionou se os entrevistados estavam cientes de cada uma delas e se as aprovavam.