55% dos pontos comerciais em Goiânia fecharam na pandemia

55% dos pontos comerciais em Goiânia fecharam na pandemia

Um levantamento do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) constatou que duas em cada cinco lojas comerciais em Goiânia fecharam as portas da pandemia. O levantamento foi realizado em fevereiro deste ano. 

Segundo a pesquisa, de 4.532 pontos comerciais encontrados em grandes avenidas da capital, como Anhanguera e Tocantins, o Sindilojas-GO detectou que 45% delas (2.043 das lojas) encerraram as atividades. 

O levantamento mostra que apenas 55% dos pontos comerciais existentes nestes e em mais de 20 polos do varejo na capital estão em funcionamento (corresponde a 2.489 lojas de rua). Segundo o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta, o cenário é considerado alarmante. 

“Quando o comércio de rua enfraquece, a economia da cidade também esmorece. Não são só CNPJs que deixam de existir, mas milhares de empregos, renda de muitas famílias e arrecadação tributária, prejudicando os investimentos feitos com os impostos arrecadados”, analisa Cristiano.

O sindicato calcula que, considerando o fechamento de 4.543 lojas, a economia de Goiânia deixa  de movimentar anualmente R$ 2,1 bilhão, fechando 15 mil postos de trabalho. Ainda nos cálculos, o fechamento pode levar a uma perda de arrecadação tributária de R$ 147,8 milhões por ano, para o Estado e para a Prefeitura de Goiânia. 

Já no interior, o Sindilojas-GO consultou 61 entidades para apurar a situação do varejo nas demais regiões do estado. Apesar de 60% das entidades responderem que o comércio em suas cidades têm melhorando, 18% delas sinalizaram piora nas vendas e fechamento de lojas.

Motivação 

De acordo com o presidente do Sindilojas-GO, uma parcela significativa das lojas físicas pode ter migrado para o e-commerce para diminuir custos operacionais com aluguéis, contas de água e energia elétrica, além de impostos como IPTU

“Os governantes precisam criar meios de socorrer o setor produtivo, que tanto contribui para a empregabilidade em Goiás e no Brasil. Uma alternativa seria abrir crédito subsidiado através do BNDES, como foi feito na pandemia; já é um alento para as micros, pequenas e médias empresas”, argumenta o presidente Cristiano Caixeta.

 

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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