57 cidades disputam o segundo turno

Em 57 cidades do país, cerca de 38 milhões de eleitores decidem o segundo turno neste domingo, 29. Dentre os 114 candidatos, os eleitos irão tomar posse dia 01 de janeiro de 2021.

Este ano, por motivos da pandemia da Covid-19, as eleições foram adiadas, de outubro para novembro. Mas em Macapá, devido ao apagao de 22 dias próximos a eleição, o processo de democracia só pra acontecer em dezembro.

O segundo turno está acontecendo nos locais onde habitam mais de 200 mil pessoas e os candidatos não alcançaram 50% +1, dos votos no primeiro turno.

Em decorrência da pandemia, a justiça eleitoral tomou diversas medidas de proteção, porém, este ano o índice de abstenção no primeiro turno, foi maior que os anos anteriores, chegando à 23,14%.

Em Goiás, apenas Goiânia e Anápolis que estão no segundo turno. Anápolis (GO): Roberto Naves (PP) x Antônio Gomide (PT). Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB) x Vanderlan Cardoso (PSD).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp