5G ‘Puro’ no Ceará: Vantagens e Expansão da Tecnologia em Cidades do Estado

DE principais vantagens do 5G ‘puro’ estão tornando-se evidentes à medida que a tecnologia começa a se expandir para as cidades do Ceará. Atualmente, poucas localidades do Brasil possuem antenas de 5G ‘puro’, que proporciona uma navegação mais rápida e eficiente. No entanto, a maioria das cidades do estado ainda opera com antenas que utilizam tecnologias mais antigas do 4G, o que limita a experiência dos usuários locais em termos de velocidade e qualidade de conexão.

Um mapa interativo permite identificar os municípios cearenses onde a nova tecnologia já está disponível, incluindo cidades como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Beberibe e Jijoca de Jericoacoara. Apesar disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que todas as cidades do país estão aptas a receber o 5G standalone, conhecido como “5G puro”. No entanto, a disponibilidade do sinal pode variar conforme o licenciamento e a efetiva operação das antenas pelas operadoras.

O 5G standalone, que opera na frequência de 3,5 GHz, é considerado a versão mais avançada da tecnologia de internet móvel. Com a sua implementação, as operadoras precisaram financiar a mudança da faixa destinada à TV parabólica para liberar o uso da frequência para a internet móvel. Além disso, essa versão do 5G promete reduzir ainda mais a latência, melhorando a experiência em ligações de vídeo e jogos online, e aumentando a capacidade de conexão com múltiplos dispositivos simultaneamente.

Uma das grandes vantagens do 5G ‘puro’ é a sua capacidade de lidar com um maior volume de dispositivos conectados de forma simultânea, tornando a conexão mais confiável e estável. Essa característica tem o potencial de impulsionar avanços em diversos setores, como indústria, comércio, agricultura e saúde, contribuindo para a modernização e eficiência dessas áreas. A expectativa é que a nova tecnologia proporcione melhorias significativas na comunicação e na conectividade em todo o estado do Ceará, beneficiando tanto os usuários comuns quanto o desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal à luz de velas: Queda de energia afeta bairros de Fortaleza

Queda de energia afeta bairros de Fortaleza, e famílias celebram Natal à luz de velas

Problema de abastecimento de energia afetou o bairro Parreão por inteiro e condomínio no Papicu, área nobre da capital cearense.

Bairros de Fortaleza ficam sem luz, e família celebram Natal às escuras

A ceia de Natal deste ano foi diferente para os moradores dos bairros Parreão e Papicu, em Fortaleza. Uma queda de energia deixou diversas residências no escuro, obrigando as famílias a improvisarem uma ceia à luz de velas, em uma noite que deveria ser marcada por alegria e confraternização.

No bairro Papicu, moradores de um condomínio registraram a situação inusitada. Segundo relataram, a energia elétrica foi interrompida por volta das 19h e só voltou às 2h50 da madrugada, quase duas horas após o prazo prometido pela Enel, que havia estimado o restabelecimento do fornecimento para à 1h.

A síndica do condomínio afirmou que a situação foi um “grande constrangimento” para os moradores. Ela também destacou os transtornos enfrentados pelos moradores, como o uso de escadas nos andares mais altos e a perda de alimentos e bebidas que dependiam de refrigeração. Além disso, um dos residentes relatou que a falta de energia comprometeu o uso de um equipamento médico essencial para sua saúde durante o sono.

A Enel afirmou que enviou uma equipe ao local e identificou que o problema foi causado por um defeito nas instalações internas do condomínio, uma responsabilidade do cliente. Apesar disso, a empresa informou que atuou para auxiliar na solução do problema.

No bairro Parreão, a situação foi semelhante. Um vídeo enviado à TV Verdes Mares mostra o bairro completamente no escuro, afetando a celebração de diversas famílias. Segundo a Enio, não houve registro de solicitações relacionadas à falta de energia no local e, por isso, uma equipe será enviada para investigar o que pode ter causado o apagão.

Para os moradores dos dois bairros, o período sem energia foi um momento de grande desconforto e frustração. “A energia não era essencial apenas para a ceia, mas também para o bem-estar de quem depende dela para manter equipamentos de saúde funcionando”, lamentou um dos residentes do Papicu.

O fornecimento de energia foi normalizado apenas nas primeiras horas da madrugada, mas os transtornos enfrentados por centenas de famílias deixaram uma marca em uma data tão especial. Celebrar o Natal à luz das velas certamente ficará marcado na memória dos moradores destes bairros de Fortaleza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp