Press "Enter" to skip to content

60% dos brasileiros acima de 18 anos afirmam não usar camisinha durante sexo

Última atualização 22/02/2023 | 10:49

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontou que, aproximadamente, um milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de infecções sexualmente transmissíveis (IST ‘s) ao longo de 2019. O levantamento afirmou que das pessoas com 18 anos de idade ou mais, que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar camisinha em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

As IST’s, conforme o Ministério da Sáude (MS), são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

A infecção é transmitida pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Além disso, para alguns agentes infecciosos, a transmissão também pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.

O uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra a AIDS, popularmente conhecida como HIV, além de outras infecções. Ainda de acordo com Ministério da Saúde, os preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.